Medicina Dentária, Preventiva e Saúde Oral Comunitária I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Medicina Dentária Preventiva e Saúde Oral Comunitária I
• Objectivos da cadeira
Introdução e as noções básicas sobre Medicina Dentária Preventiva e da Saúde Oral Comunitária.
Primeiros contactos com as base de dados que permanentemente se actualizam.
Ponto de partida fundamental para os estudos epidemiológicos sobre a Saúde Oral de vários universos (populações), metodologia da Medicina Dentária Preventiva, níveis dos índices de Saúde Oral, bem como dos índices de qualidade de vida das populações.
Colaboração com os estudantes do ciclo clínico e com as equipas de saúde oral na recolha dos dados epidemiológicos proporcionando o contacto directo com a realidade e uma excelente área de estudo duma parte importante das matérias específicas desta disciplina.
Análise dos dados de mais de 200 variáveis, dependendo do modelo de estudo adoptado.
A estrutura da disciplina tem evoluido notóriamente sendo hoje a sua estrutura bastante distinta da inicial e muito mais estimulante com a introdução dos computadores e dos programas estatísticos.
O estudante, no decurso das aulas, é chamado a desempenhar sucessivamente as funções de "Motivador" , “Examinador” e "Anotador". Ao longo do curso participa na recolha dos dados, actualização da base de dados, observa a aplicação de métodos preventivos, e colabora nos trabalhos de análise epidemiológica e desenho e implementação de programas.
Preventive Dentistry and Community Oral Health I
• Objectives of the chair
Introduction and the basics of Preventive Dentistry and Community Oral Health.
Initial contacts with the database that is constantly updating.
Fundamental starting point for epidemiological studies on the oral health of many universes (population), Preventive Dentistry methodology, levels of the indices of Oral Health, as well as levels of quality of life of populations.
Collaboration with students of clinical and oral health teams in the collection of epidemiological data providing direct contact with reality and an excellent area of study of a large part of specific areas of the discipline.
Analysis of data from more than 200 variables, depending on the study model adopted.
The structure of the discipline has evolved and is now known to its structure quite different from the original and more exciting with the introduction of computers and statistical programs.
The student, during class, is expected to perform successively the functions of "Motivator", "Examiner" and "Note-taker." Throughout the course participates in data collection, updating of the database, notes the application of preventive methods, and collaborates in the work of epidemiological analysis and design and implementation of programs.
Programa
Introdução.
Nomenclatura e definições.
Breve introdução à História da Medicina Dentária. Bases da Medicina Dentária Preventiva.
Introdução à Saúde Oral Comunitária.
Problemas:
Introdução; caracterização e hierarquização dos problemas de Saúde Pública Oral, unidades de medida (índices, índices de cárie dentária, índices de cárie de periodontopatias, índices de má oclusão, índices para fendas orais, índices para cancro oral, índice de fluorose dentária e índice de higiene oral. Conclusão.) , necessidades de tratamento dentário (métodos de medição), levantamentos sobre a cárie dentária (planificação, execução e apuramento).
História do flúor em Medicina Dentária.
Métodos:
Introdução; níveis de prevenção e níveis de aplicação. Relações entre os níveis de prevenção e os níveis de aplicação dos métodos de Saúde Pública. Métodos para enfrentar os problemas de Saúde Pública Oral. Cárie dentária- Primeiro nível de prevenção (promoção da Saúde), Segundo nível de prevenção (protecção específica), Terceiro nível de prevenção (diagnóstico precoce e tratamento imediato), Quarto nível de prevenção (limitação do dano), Quinto nível de prevenção (reabilitação do indivíduo).
---------------------------------------
Introduction.
Nomenclature and definitions.
Brief Introduction to the History of Dentistry. Basis of Preventive Dentistry.
Introduction to Community Oral Health.
Problems:
Introduction, characterization and prioritization of public health problems, Oral units (indices, indices of dental caries, caries rates of periodontal disease, malocclusion indices, indices for oral clefts, indices to oral cancer, dental fluorosis index and index oral hygiene areas..), dental treatment needs (methods of measurement), surveys on dental caries (planning, execution and clearance).
History of fluoride in dentistry.
Methods:
Introduction; levels of prevention and application levels.Relationship between the levels of prevention and levels of application of the methods of Public Health. Methods to address the problems of Oral Public Health.
Levels of Prevention of Oral Health
- First level of prevention (health promotion)
- Second level of prevention (special protection)
- Third level of prevention (early diagnosis and prompt treatment)
- Fourth level of prevention (damage limitation)
- Fifth level of prevention (rehabilitation of the individual)
Bibliografia Obrigatória
Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry, Pearson Education, Inc., 2009. ISBN: 0-13-241223-3
Cuenca Sala Emili;
Odontología preventiva y comunitária. ISBN: 84-458-0818-4
Rugg-Gunn, Andrew J.;
Nutrition, Diet, and oral health
Pereira, Adão Fernando Pereira;
A saúde oral em saúde materno-infantil
Jorge, Acácio Eduardo Soares Couto;
Cárie dentária e gravidez
Pires, Isabel Cristina Gonçalves Roçadas;
Estudo da eficácia da clorhexidina num grupo de mulheres grávidas
Marques, Manuel Desport;
Passado, presente e futuro do flúor na saúde oral
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas e Teórico-Práticas onde os estudantes são convidados a participar em actividades relacionadas com vários aspectos práticos dos diversos métodos quer de investigação epidemiológica ( p. ex. levantamento e recolha de dados) quer de aplicação clínica da Medicina Dentária Preventiva (p. ex. selantes de fissura; determinação do ph salivar).
Lectures and theoretical-practical where students are invited to participate in activities related to various practical aspects of various methods or epidemiological research (eg. Survey and data collection) and clinical application of Preventive Dentistry (eg . fissure sealants; determination of salivary ph).
Bibliografia básica:
“Primary Preventive Dentistry”, Norman O. Harris; Arden G. Christen
“Nutrition and Dental Health”, A. J. Rugg-Gunn
“História da Alimentação”, Jean-Louis Flandrin
“Growing Up Cavity Free”, Stephen J. Moss, DDS
"Odontologia preventiva y comunitaria. principios, metodos e aplicaciones", Emili Cuenca Sala, Pilar Baca Garcia.
“Carie dentária e gravidez” – tese de doutoramento da FMDUP
Teses do Mestrado em Saúde Oral Comunitária da FMDUP
Software
EGOHID Software
Access 2003
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
48,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade requerida legalmente (mínimo de 75% do tempo de contacto total) e a obtenção de nota mínima (9/20 valores) em cada uma das componentes de avaliação (teórica e teórico prática).
Attendance legally required (minimum 75% of total contact time) and obtaining a minimum score (9 / 20) in each of the assessment components (Lectures and practice).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação teórica (45% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de dois testes com a duração máxima de 40 minutos cada. Nota mínima 9/20 valores
Avaliação teórico-prática (45% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho (máximo de 4), apresentação de um trabalho (oral e escrita) a realizar em grupos constituídos por 3 a 4 elementos . Os trabalhos devem ser entregues ao dia 18 de Novembro de 2010 e enviados para o Moodle. A não entrega na data prevista implica uma penalização de 2 valores.
Os temas dos trabalhos são definidos pela equipa docente, sendo no entanto dada liberdade aos estudantes para apresentar temas alternativos que se enquadrem dentro do tema geral: “ Desenvolvimento de acções de promoção de saúde oral”
Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 9/20 valores):
Fichas de trabalho – 40% do componente teórico-prático
Trabalho “Promoção de saúde oral” (apresentação oral e escrita) – 60 % do componente teórico-prático.
Cálculo da classificação final:
Classificação final = Avaliação teórica (máximo 9 valores) + avaliação teórico-prática (máximo 9 valores) + assiduidade (máximo de 2 valores)
-----------------------------------------------------------------------------------
Theoretical assessment (45% of final evaluation):
Evaluation of discontinuous nature and terminal, provides for two tests with a maximum of 40 minutes each. Minimum grade 9 / 20 values
Written and practical evaluation (45% of final evaluation):
This assessment, of an ongoing nature and procedure, includes carrying out work sheets (maximum 4), presentation of a paper (oral and written) to be held in groups of 3 to 4 elements. Entries must be delivered to the 18th of November 2010 and sent to the Moodle. Failure to deliver on time implies a penalty of two values.
Components of evaluation theory and practice (Minimum grade 9 / 20 values):
Worksheets - 40% of theoretical and practical
Work on Promotion of oral health (oral and written) - 60% of the theoretical and practical component.
Final classification:
Final standings = Theoretical assessment (maximum 9 values) + evaluation theory and practice (maximum 9 values) + attendance (maximum of 2 values)
Provas e trabalhos especiais
Exame Teórico + Prova teórico-prática (realização de trabalhos práticos) + prova oral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2010/2011.
Application of the standards established by the Pedagogical Council of FMDUP for the academic year 2010/2011.
Melhoria de classificação
Exame teórico + componente TP obtida durante a frequência + assiduidade
Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2010/2011.
Application of the standards established by the Pedagogical Council of FMDUP for the academic year 2010/2011.
Observações
Horário de atendimento aos estudantes:
Prof. Doutor Acácio Jorge
Terça-feira das 9:00 h às 11:00 h
Quarta-feira das 09:00 h às 11:00 h
Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Lobo Pereira
Terça-feira das 10:00 h às 12:00 h
Quarta-feira das 09:00 h às 11:00 h
Prof.ª Doutora Isabel Roçadas Pires
Quinta-feira - 12:00 às 13:30 horas
Sexta-feira - 8:00 às 9:00 e das 12:00 às 14:00 horas
Nota: os estudantes que voluntariamente participarem em actividades desenvolvidas pelos docentes da cadeira ou em projectos aprovados pelo regente, poderão obter melhoria das suas classificações em MDPSOC desde que tenham bom aproveitamento e boa assiduidade nesses trabalhos.