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Medicina Preventiva

Código: 214     Sigla: 214

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 40 Plano oficial a partir de 2000 2 4 8,5 -

Objetivos

Aprender a desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza biológica, psicológica, social e ecológica; Adquirir e desenvolver uma atitude de promoção da saúde; Aprender as diferenças de atitudes da Medicina Curativa e Preventiva; Conhecer a organização da saúde e das profissões médica e paramédica em Portugal e reconhecer a sua acção na promoção da saúde; Adquirir a capacidade para situar e analisar os principais problemas de saúde em Portugal no contexto da promoção da saúde; Compreender as atitudes de protecção da saúde, de educação para a saúde e de prevenção da doença e das suas complicações e da recuperação dos incapacitados; Conhecer de que maneira os estilos de vida podem constituir factores de risco e podem concorrer como factores causais de um certo número de doenças; Adquirir a capacidade para fazer Educação para a Saúde.

Programa

Aulas Teóricas e Seminários
1ª Aula: Abertura e apresentação do Plano Curricular.
2ª Aula: Educação para a Saúde: a experiência do CS São João.
3ª Aula: Saúde e Promoção. Prevenção da doença, Educação e Protecção da Saúde.
4ª Aula: Programa de Contacto Precoce com o Paciente e Programa de Apoio Domiciliário aos que sofreram um AVC.
5ª Aula: Educação para a Saúde.
6ª Aula: Rastreios.
7ª Aula: Quimioprofilaxia antimicrobiana.
8ª Aula: A Família e os estilos de vida: como as famílias podem influenciar a saúde.
9ª Aula: O álcool e outras toxicodependências.
10ª Aula: Tabagismo.
11ª Aula: "Stress" - Modelos Teóricos.
12ª Aula: Alimentação. Perturbações do comportamento alimentar.
13ª Aula: Exercício físico e osteoporose.
14ª Aula: Prevenção das doenças Cerebrocardiovasculares(I).
15ª Aula: Prevenção das Doenças Cerebrocardiovasculares (II).
16ª Aula: Prevenção das Doenças Respiratórias.
17ª Aula: Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
18ª Aula: Encontro de Contacto Precoce. Avaliação dos Programas de Educação para a Saúde.
19ª Aula: Prevenção das Doenças Transmissíveis através da imunização (I).
20ª Aula: Prevenção das Doenças Transmissíveis através da imunização (II).
21ª Aula: Prevenção na Família.
22ª Aula: Prevenção nos mais novos.
23ª Aula: Prevenção de Acidentes.
24ª Aula: Prevenção nos mais velhos (I).
25ª Aula: Prevenção nos mais velhos (II).
Encerramento. Avaliação Pedagógica da Disciplina.
Seminários sobre Autocuidados e Cuidados Informais a Idosos:
1º Seminário - Alimentação no idoso.
2º Seminário - A comunicação com o idoso.
3º Seminário - Sinais e sintomas de alarme nos doentes acamados. Prevenção de úlceras de pressão - prestação de cuidados a idosos acamados.

Bibliografia Principal

- Prevention Medicine in General Practice. Gray, M., Fowler, G. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1986;
- Prevention in Clinical Practice. Becker, D., Gardner, L. Ed. Plenum Medical Book Company, 1988;
- Health Promotion, Models and Values. Downie, R.S., Fyfe, C., Tannahill. Ed. Oxford: Oxford University Press, 1990;
- Public Health and Preventive Medicine. Last, J., Wallace, R.B. 1992;
- Health Promotion and Disease Prevention in Clinical Practice. Woolf, S.T., Jonas, S., Lawrence, R.S. Ed. Williams and Wilkins, 1996;
- Health Promotion in Clinical Practice. Bright, J.S. Ed. Bailliere Tindall, 1997;
- Public Health and Human Ecology. Last, J. 1998;
- The Strategy of Preventive Medicine. Rose, G. 7th Ed. Oxford Medical Publications, 2000;
- A Saúde dos Portugueses. Direcção Geral de Saúde. Lisboa. Ministério da Saúde. 1997;
- Preventive Medicine. Primary Care - Clinics in Office Practice. Wender, RC., Nevin, JE. 2002, 29(3).

Bibliografia Complementar

A Bibliografia complementar é fornecida aos alunos ao longo do ano lectivo na aula teórica semanal.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Uma Aula Teórica semanal de 1 hora, da responsabilidade da Regente, integrando sempre que possível a experiência do Centro de Saúde São João. Uma Aula Prática semanal de 2 horas, da responsabilidade dos Assistentes, do tipo interactivo, em que os estudantes fazem uma apresentação formal do Tema da semana anterior, seguida de debate e de discussão com os outros estudantes, sob a orientação do Assistente ou por vezes sob a forma de Seminários. Até às férias de Natal cada turma realiza um "Programa de Educação para a Saúde sobre um Estilo de Vida" para uma determinada população do Centro de Saúde São João ou de uma outra instituição, monitorizando as suas diferentes fases de execução: diagnóstico da situação, intervenção e avaliação. O Relatório Final deste Programa deve ser apresentado no início do 2º período no "Encontro do Contacto Precoce". Os alunos que tenham optado pelo "Programa de Apoio Domiciliário aos que sofreram um AVC" devem apresentar um relatório das actividades desenvolvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A frequência é obtida com a presença em mais de 2/3 das aulas práticas.
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