Psicologia
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MD |
34 |
Plano oficial a partir de 2000 |
2 |
3 |
6,5 |
- |
|
Objetivos
• Fornecer aos futuros médicos dentistas conhecimentos teóricos e competências práticas que contribuam para a sua formação psicológica.
• Demonstrar a natural simbiose da Medicina Dentária com a Psicologia da Saúde.
• Instruir sobre os diferentes domínios da Psicologia Médica.
• Revelar as potencialidades das intervenções psicológicas em complemento das terapêuticas farmacológicas.
Programa
- Definição dos conteúdos e das metodologias pedagógicas propostas para a disciplina.
- A actualidade e o enquadramento da Psicologia no âmbito das Ciências Médicas.
- A Psicologia enquanto disciplina científica: o campo da Psicologia, as fontes do conhecimento psicológico. As raízes da Psicologia contemporânea.
- A anamnese em Psicologia Médica: das interacções comportamentais aos sintomas, como respostas desadaptativas.
- A semiologia Psicológica como complemento e enriquecimento da semiologia médica: a Psicologia Médica enquanto propedêutica de uma Ciência da Relação Interpessoal. A entrevista clínica. Exames complementares.
- A abordagem Sistémica: novo paradigma científico, linguagem para a auto organização dos organismos vivos.
- Conceito de Stress e de Síndrome Geral da Adaptação.
- Apreciação e funcionalidade do Modelo Bio-psico-social.
- Noções de Psicopatologia: perturbações da afectividade, do comportamento e da percepção. Exemplos com aplicações à prática clínica.
- A Dor em Psicologia: da nocicepção ao Síndrome.
- A relação médico doente como didáctica das relações humanas. => Finalidade: estudo dos factores subjectivos que determinam o médico e o doente no encontro objectivado.
- Noções de Psicofarmacologia: as Benzodiazepinas e os Antidepressivos, mecanismos de acção, indicações e contra indicações em Medicina Dentária.
- As terapias Psicológicas e sua funcionalidade na prática clínica.
Bibliografia Principal
- Kendler, H. “Psicologia Geral”. Fund. Calouste Gulbenkian, Lisboa (2 volumes).
- Wittaker, JO “Psicologia”. Ed. Interamericana, México.
- Moor, L. “Elements de Psychologie Médicale de la pratique quotidiene”. Ed. Masson, Paris, 1972.
- Ridruejo Alonso, P.,Medina Léon & Rubio Sánchez JL: “Psicología Médica”, Editora McGraw – Hill – Interamericana, 1996.
- Berge M, Veerkamp J & Hoogstraten J. “Dentists’ behavior in response to child dental fear. J Dent Children, 1999, Jan-Feb:36-40
- Kan M, Ishikawa T & Nagasaka N. “A study of psychological stress created in dentists by children during pediatric dental treatment”. J Dent Children 1999, Jan-Feb: 41-48
- Ram D, Mamber E & Fucks AB. “The effect of metaclopramide and hydroxysine in sedation of infants undergoing dental treatment”. J Dent Children 1999, Jan-Feb: 49-52.
- Adriano Vaz Serra. “O Stress na vida de todos os dias”. Coimbra, ed. Do autor,1999.
- Freeman R. “The common sense aproach”. British Dent J 1999;186:450-452
- Freeman R. “A psychodynamic understanding of the dentist-patient interaction”. British Dent J 1999;186:503-506
- Riley JL, Robison ME, Wise EA, Campbell LC, Kashikar-Zuck S, Gremillion HÁ. “Predicting treatment compliance following facial pain evaluation”. J of Craniomandibular Practice 1999;17:9-16
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Exposição teórica temática: aula teórica semanal de 1h.
• Trabalho de grupos.
• Aulas teórico-práticas específicas: preparadas pelos alunos, para aprofundamento de algumas unidades temáticas.
• No actual plano de estudos não estão previstas aulas práticas para esta disciplina.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final