Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 201

Fisiologia

Código: 201     Sigla: 201

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 51 Plano oficial a partir de 2000 2 8 17 -

Objetivos

Os objectivos da disciplina podem ser repartidos por vários domínios que passaremos a enumerar:
1. Domínio cognitivo. Neste domínio, pretende-se transmitir aos alunos uma terminologia, linguagem e conceitos novos, de modo a que eles adquiram uma base sólida de conhecimentos que possam utilizar nos diferentes campos anátomo fisiológicos e aplicar posteriormente não só noutras disciplinas do curso, mas também na futura vivência clínica.
2. Domínio psicomotor (aptidões). Pretende-se que os alunos sejam capazes de avaliar qualitativa e quantativamente a função dos principais órgãos e sistemas. Devem, ainda, adquirir uma maneira de pensar eficiente, que lhes permita “resolver problemas”.
3. Domínio afectivo (atitudes). Para o aluno, “ter necessidade de” não equivale a “ter vontade de”, o que coloca o problema essencial na motivação. O prazer lúdico da revelação e da descoberta, da dificuldade vencida, a estimulação da curiosidade e a alegria de compreender, constituirão, a nosso ver, as traves mestras de uma pedagogia da motivação, imprescindível a um processo de ensino.

Programa

1. Fisiologia Celular.
2. Sistema nervoso.
3. Músculo.
4. Sistema Cardiovascular.
5. Aparelho respiratório.
6. Sistema Gastrointestinal.
7. Aparelho Urinário.
8. Equilíbrio Hidro-electrolítico e Ácido-Base.
9. Sistema Endócrino

Bibliografia Principal

Berne, R. M. & Levy MN – Principles of Physiology, 4th edition 1998 Mosby.
Schauff C., Moffett S. – Human Physiology, 2th edition 1993 Mosby Coll. Publ.
Guyton AC – Textbook of Medical Physiology, 9th edition 1996 Sauders Company.
Gannong W. F. – Review of Medical Physiology, 18th edition 1997 Appleton & Lange.
Vander, Sherman, Luciano – Human Physiology, 7th Edition 1998 Mc Graw Hill.
Polin & Fox. Fetal and Neonatal Physiology, 2nd Ed, Saunders 1998.
Textos de apoio elaborados pelos docentes.
Artigos científicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aprender Fisiologia requer não só a memorização de um grande número de factos, conceitos e termos novos, mas também a capacidade de resolver problemas de índole fisiológica. Tradicionalmente, o ensino desta disciplina compreendia somente a memorização de novos conceitos e recorria sobretudo às aulas teóricas como forma de ministrar conhecimentos. A progressiva necessidade de aplicar noutras disciplinas e na futura vida profissional os conhecimentos adquiridos na Fisiologia levou os docentes desta disciplina a encarar o ensino noutra perspectiva. Para o efeito modificaram os esquemas clássicos e introduziram demonstrações práticas, que incluem preparações vivas com animais de experiência, simulações em computador e manobras clínicas, de modo a que os alunos possam aprender mais activamente, adquirindo simultaneamente uma estrutura cognitiva e uma forma de pensar que os ajude a resolver mais eficazmente os problemas que lhes serão colocados não só na Fisiologia mas também na futura vida profissional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Para obter aprovação à disciplina o aluno deverá ter pelo menos 2/3 das presenças e obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores na avaliação prática.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação faz-se assim em 3 partes. As duas primeiras imprescindíveis para obter a aprovação formal e uma terceira de valorização adicional:
CLASSIFICAÇÃO FINAL = ((P+3T) / 4) + PC.

Provas e trabalhos especiais

Prova de valorização complementar (PC): exposição de um tema de desenvolvimento durante 10 minutos seguidos de discussão por parte dos seus pares e docente que o classificará, com um máximo de 2 valores que serão adicionados à classificação da prova escrita.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 13:32:56 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico