Resumo (PT):
Os viadutos ferroviários são frequentemente construídos com recurso à pré-fabricação. Estas estruturas
são sujeitas a importantes carregamentos cíclicos, o que implica que o fenómeno de fadiga seja
considerado na sua análise e dimensionamento. No presente estudo apresenta-se uma nova abordagem
para análises de fadiga, considerando a influência do cruzamento de comboios. A análise de fadiga das
almas das vigas do viaduto entra em consideração não só com o esforço transverso longitudinal, mas
também com o momento fletor transversal. No caso da laje, são considerados o esforço de corte almabanzo e o momento fletor transversal. Através da aplicação das metodologias desenvolvidas a um caso
de estudo, que consiste num tabuleiro ferroviário construído com vigas pré-fabricadas, mostra-se que a
análise de fadiga das almas e da laje deve ser realizada tomando em consideração os esforços
referidos. Ilustra-se ainda a relevância dos cruzamentos de comboios circulando em sentidos opostos.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10