Resumo (PT):
A História da Educação desde que foi introduzida no ensino superior e até 1974 esteve sempre ligada à formação psicopedagógica dos professores do ensino secundário, formação essa que teve início nos primeiros anos do século XX, no Curso de habilitação para o Magistério Secundário do Curso Superior de Letras que durante a Iª República foi ministrado nas Escolas Normais Superiores e que de 1930 a 1974 foi ministrado nos Cursos de Ciências Pedagógicas. A reabertura da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1961, permitiu recuperar a cadeira de História da Educação, seja integrante do Curso de Ciências Pedagógicas no âmbito da preparação para a docência, seja como disciplina de opção da licenciatura em História. A análise dos conteúdos permite-nos realçar quatro ideias: o seu conteúdo privilegia a perspetiva cronológica, embora excecionalmente surja uma vertente mais temática; a lógica descritiva sobrepõe-se enfatizando as ideias, os projetos e os factos educativos; a incidência cronológica é no período contemporâneo (séculos XVIII a XX); há uma maior incidência na perspetiva nacional, surgindo o quadro comparativo com o internacional, muito pontualmente. A docência esteve apenas entregue a cinco docentes e foi possível verificar que só na década de 1980 houve alguma alteração ao nível dos programas, dos processos pedagógico-didáticos e da sua inserção curricular com caraterísticas opcionais.
Aliás é em 1984 que se realiza pela primeira vez um concurso de agregação para a cadeira de História da Educação e justamente na Faculdade de Letras do Porto, por intermédio do docente Francisco Fortunato Queirós. Nessa altura, questionava-se muito o espaço epistemológico da História da Educação no âmbito das Ciências da Educação e qual o seu lugar/espaço no conjunto das disciplinas de formação psicopedagógica dos professores do ensino básico e secundário. Depois de mais de uma década de ausência, a disciplina volta a aparecer como opção na licenciatura em História em 2013-2014 , com inscrição de estudantes de outras Faculdades, em particular daqueles que pretendem seguir Mestrados em Ensino.
Pretende-se com esta incursão investigativa: compreender o percurso da História da Educação na instituição Faculdade de Letras do Porto; analisar a evolução dos seus conteúdos programáticos e da metodologia de lecionação/avaliação; verificar, sempre que existam dados, o público discente e as suas motivações para a frequência da cadeira; comparar o seu percurso no Porto com o de outras universidades, em particular de Lisboa, onde, 10 anos depois, voltamos a encontrar provas de agregação com base em um relatório desta disciplina (António Nóvoa).
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
O ensino de história da educação no espaço luso-brasileiro: percursos institucionais, currículos e manuais disciplinares
License type: