Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > A hierarquização de notícias e os comentários do público nos sites de quatro diários portugueses
Map of Premises
Principal
Publication

A hierarquização de notícias e os comentários do público nos sites de quatro diários portugueses

Title
A hierarquização de notícias e os comentários do público nos sites de quatro diários portugueses
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2014
Authors
Lima, Helena
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Reis, Ana Isabel
(Author)
FLUP
Conference proceedings International
Pages: 669-674
8º Congresso SOPCOM : Comunicação Global, Cultura e Tecnologia
Lisboa, 17 a 19 de Outubro 2013
Scientific classification
FOS: Humanities
Other information
Resumo (PT): Os comentários nos sites noticiosos têm sido considerados uma ferramenta ao dispor da cidadania em que o público pode exprimir as opiniões sobre as temáticas publicadas e validar aatividade informativa. O meio digital facilita a interatividade, estimula-a ao funcionar como uma ferramenta que aumenta a vontade de participar (Sundet; Ytreberg, 2009). No entanto, a interatividade na Internet vai muito além do simples click que possibilita a selecão e navegação (Schultz, 1999). No campo do jornalismo digital a real possibilidade do recetor se tornar um produtor de conteúdos parece estar muito condicionada e o público geralmente escolhe e comunica preferências que o emissor regista, satisfaz e organiza, filtrando comentários e decidindo os que são publicados (Wardle; Williams, 2010). A interatividade enquanto característica do meio digital é entendida como uma aferição de audiências e do interesse público já que é através dos comentários e do número de visualizações que os leitores manifestam as suas preferências. A interatividade pode também ser entendida como um contributo para a reconfiguração editorial dos sites que podem escolher os destaques e definir a agenda mediática em função dos comentários expressos no site.Este estudo incide em quatro sites de jornais diários com políticas editoriais distintas: Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Notícias. Os dois primeiros são considerados os jornais de referência, tendo, portanto,uma particular responsabilidade na relação entre o poder informativo e os processos de cidadania. CM e JN têm orientações editoriais mais próximas, com temáticas e estilos narrativos que tendem a suscitar a participação do público, ainda que o primeiro se aproxime mais do formato tabloide, incorporando as típicas temáticas escândalo, desporto, vida privada (Zoonen, 1998; Sparks, 2000, Deuze, 2005). O objetivo deste estudo é o de aferir se o perfil editorial corresponde à categorização atribuída através do estudo da hierarquia noticiosa apresentada, e procurar verificar se existe uma correspondência nas preferências e comentários dos leitores revelando uma aproximação entre a agenda noticiosa e a agenda pública (Boczkowski; Michtchelstein, 2010). Para a amostra foi aleatoriamente escolhido o período de um mês, em que manchetes e comentários dos quatro sites foram fotografados às 23:00. O critério de seleção recaiu apenas nos destaques da página e respetivos comentários. A análise foi organizada segundo a separação por secções/editorias a fim de conhecer melhor o perfil editorial e para tentar encontrar uma ligação entre estes temas e as escolhas do público nos comentários das notícias. A participação dos leitores obedece ainda a uma análise de conteúdo sobre uma amostra selecionada.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Disponível online no site da SOPCOM - http://www.sopcom.pt/sub/pag/atas_de_congressos_sopcom - e no RepositoriUM - http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/29597.
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

JPN, a teaching laboratorial experience on the news digital platform of Communication Studies in University of Porto (2016)
Summary of Presentation in an International Conference
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena
Portugal: Many structures, little accountability (2018)
Chapter or Part of a Book
Moutinho, Nuno ; Lima, Helena ; Cavaco, Suzana ; Reis, Ana Isabel
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português (2019)
Chapter or Part of a Book
Zamith, Fernando ; Fonseca, Adalton dos Anjos ; Botão, Alexandre ; Ramos, Alexandre ; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur ; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo ; Corrêa, Elizabeth Saad ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês ; Santos, Ivone Neiva; Galvão, Júlia ; Mallmann, Julia Pinho ; Pedro, Margarete Vieira ; Baldessar, Maria José ; Alcântara, Mariana ; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro ...(mais 9 authors)
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso brasileiro (2019)
Chapter or Part of a Book
Pedro, Margarete Vieira ; Fonseca, Adalton dos Anjos; Botão, Alexandre; Ramos, Alexandre; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo; Corrêa, Elizabeth Saad; Zamith, Fernando ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês; Santos, Ivone Neiva ; Galvão, Júlia; Mallmann, Julia Pinho; Baldessar, Maria José; Alcântara, Mariana; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro...(mais 9 authors)
Mídia noticiosa portuguesa e formas de interatividade em plataformas online (2014)
Chapter or Part of a Book
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena

See all (23)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-24 at 15:10:02 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book