Resumo (PT):
Pretendeu-se verificar o impacto de um programa de desenvolvimento de competências de auto-controlo e de gestão do stress na melhoria da estabilidade emocional de pessoas com Esquizofrenia. Durante 9 meses, 14 pessoas com diagnóstico de Esquizofrenia participaram num programa psico-educativo baseado nos pressupostos do “Pratical Coping and Empowerment Strategies for People with Psychiatric Disability”, desenvolvido em 1994 pelo Centro de Reabilitação Psiquiátrica da Universidade de Boston e nos princípios de facilitação do relaxamento progressivo de Jacobson, de Relaxamento Autógeno de Schutz e de “Immagerie Mental” de Desoille. Através de uma metodologia de pré e pós-teste (usando a Escala Global de Percepção de Stress e o Ways of Coping Questionnaire), os resultados demonstraram a existência de diferenças significativas entre os dois momentos de avaliação, tendo diminuído o nível de stress e aumentado e diversificado as estratégias de coping para gerir situações potenciais de instabilidade emocional, em particular as estratégias associadas com as formas de coping “auto-controlo”, “assumir responsabilidade” e “reavaliação positiva”.
Abstract (EN):
The purpose of this study was to verify the impact of selfcontrol abilities and a stress management program in the improvement of the emotional stability in people with schizophrenia. During 9 month, 14 participants with schizophrenia took part in a psycho-educative program based in the "Pratical Coping and Empowerment Strategies for people with Psychiatric Disability" (developed in 1994 by the Center of Psychiatric Rehabilitation - Boston University), and in the relaxation principles of Jacobson, Schutz, and Desoille techniques. Significant differences were found between pre and post test evaluation, revealing decrease in stress levels and increase in coping strategies, especially those related with “self-control”, “assuming responsibility” and “positive revaluation”.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific