Resumo (PT):
Introdução: Define-se como pubarca precoce (PP) o crescimento de pêlo púbico ou axilar antes dos 8 anos de idade nas raparigas e dos 9 anos de idade nos rapazes, sem outros sinais pubertários. A obesidade e o excesso ponderal são cada vez mais uma constante e uma preocupação na população pediátrica. Tem sido identificada uma associação entre excesso ponderal e PP.
Objectivo: Caracterizar as crianças com pubarca precoce e analisar a sua relação com o excesso ponderal.
Métodos: Revisão dos processos clínicos dos doentes com PP seguidos em consulta externa de 1 de Janeiro de 1999 a 31 de Dezembro de 2008. Foram excluídos doentes com patologia associada e com diagnóstico de hiperplasia suprarrenal congénita por doseamento de níveis basais de 17- hidroxiprogesterona. Os percentis (P) de peso e estatura foram definidos pelas tabelas de Tanner & Whitehouse. A idade óssea (IO) foi calculada de acordo com padrões definidos por Gruelich & Pyle, que define para a idade média do grupo estudado, 1 desvio padrão (DP) de 9,2 meses, considerando idade óssea avançada 18 meses (2 DP) acima da idade média. A estatura alvo (EA) e a estatura final prevista calculada (EFPC) foram obtidas pelo método Bayley & Pinneau. Considerou-se EFPC significativamente afectada se 1 DP abaixo de EA. Foi utilizado o teste estatístico Chi-quadrado para testar a associação de variáveis categóricas.
Resultados: Foram incluídos 45 pacientes, 41 do sexo feminino, com idade média de 7,4±1,3 anos, com intervalo de idades de 4,7 - 9,9 anos. Vinte e cinco crianças (55,6%) tinham um índice massa corporal (IMC) superior ao P85, e 17 (37,8%) correspondiam a uma estatura superior ao P90 para a idade. Das 13 crianças com idade óssea avançada, 7 apresentavam estatura prevista final calculada 1DP inferior à estatura alvo versus 3 em 32 crianças com idade óssea normal (p<0,05).
Conclusões: Os resultados do estudo indiciam uma associação entre PP isolada e excesso ponderal com cerca de metade das crianças da amostra com IMC elevado para a idade. Nas crianças com idade óssea avançada superior a 1,5 anos, verificou-se interferência na estatura final prevista calculada.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific