Resumo (PT):
Foi objecto deste relatório dar conta da situação portuguesa actual a nível da formação médica pós-graduada em Medicina Psicossomática.
Para o efeito começou por se enunciar alguns princípios gerais contextualizados nos seus fundamentos históricos; passando de seguida a referir o necessário enquadramento legal da diferenciação técnico-profissional em Portugal. Em seguida deu-se conta do estado incipiente da prática actual e respectiva formação pós-graduada; e neste contexto indiciam-se fragilidades e enunciam-se alguns requisitos, bem assim como também se identificam possíveis dificuldades. Concluindo traçam-se algumas directrizes para o que desejavelmente se considera dever ser a evolução futura; dando corpo ao “Acto de Mobilidade Europeia” no âmbito do European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS).
À guisa de sumário deixa-se em anexo uma sinopse estruturada com alguns preceitos curriculares deste domínio, incluindo identificação de barreiras à implementação e estratégias para as ultrapassar, princípios a presidir à formação, e finalmente alguns tópicos nucleares a incluir nos conteúdos curriculares.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific