Resumo (PT):
Durante mais de cem anos, rádio foi apenas som. Ao entrar na web a rádio transformou-se
fundindo características dos dois meios. Ouve-se, mas também se vê e lê: é um novo meio,
hipermédia, interactivo e convergente (Campos e Pestano, Herreros, Merayo Pérez), tal como
todos os outros, jornais e televisões.
O som é a essência da rádio (Meditsch, Herreros, Crisell), é o que define a rádio hertziana,
mas será o som o que ainda define a rádio na Internet? A questão coloca-se quando abrimos as
páginas das emissoras que, apesar de serem cada vez mais multimediáticas, sobressaem os
ícones do áudio. A rádio que escutamos na Internet é marcada pelo som como no meio
tradicional ou o som já se diluiu na convergência multimediática? As rádios estão
efectivamente a potenciar a narrativa multimédia diversificando os recursos ao seu dispor? A
convergência pode anular a diferenciação dos media? A rádio ao entrar na rede torna-se igual
a qualquer outro cibermeio ao aderir à linguagem multimediática? Ou continua a marcar a
diferença por aquilo que a define: o som?
Com esta investigação o que pretendemos saber é se, tal como na rádio hertziana é o som o
elemento predominante da rádio na Internet, e se é o som que contribui para a construção de
uma identidade própria prolongando para a web a essência da velha rádio.
O que nos propomos neste estudo é verificar se o áudio é ainda o recurso mais usado em
relação aos restantes (texto, vídeo, fotografia, infografia, etc). Nesse sentido registamos a
evolução nos sites de quatro rádios portuguesas de âmbito nacional: TSF (rádio-notícias
privada), Rádio Renascença (emissora católica), RDP (a estação pública) e Rádio Clube
(emissora generalista privada que foi, entretanto, descontinuada).
O objecto de estudo foram as notícias em destaque nos quatro sites em duas semanas
aleatórias em cada três anos: 2008, 2009 e 2010, num total de 2.529 notícias. A análise incidiu
na frequência dos vários recursos multimédia, no número de áudios por notícia e na sua
duração.
Nestes três anos concluímos que o som é o recurso mais utilizado. Um facto que nos permite
concluir que, de certa forma, é o som aquilo que ainda distingue a rádio dos outros media na
Internet.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
ISBN: 978-84-695-7564-2