Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Mais para os ouvidos do que para os olhos: o som na convergência multimédia nas notícias dos sites das rádios portuguesas
Map of Premises
Principal
Publication

Mais para os ouvidos do que para os olhos: o som na convergência multimédia nas notícias dos sites das rádios portuguesas

Title
Mais para os ouvidos do que para os olhos: o som na convergência multimédia nas notícias dos sites das rádios portuguesas
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2013
Authors
Reis, Ana Isabel
(Author)
FLUP
Conference proceedings International
Pages: 1059-1070
XIII Congreso Internacional Ibercom : Comunicación, cultura e esferas de poder
Santiago de Compostela, 29 a 31 de maio de 2013
Scientific classification
FOS: Social sciences > Media and communications
CORDIS: Social sciences > Communication sciences > Journalism
Other information
Resumo (PT): Durante mais de cem anos, rádio foi apenas som. Ao entrar na web a rádio transformou-se fundindo características dos dois meios. Ouve-se, mas também se vê e lê: é um novo meio, hipermédia, interactivo e convergente (Campos e Pestano, Herreros, Merayo Pérez), tal como todos os outros, jornais e televisões. O som é a essência da rádio (Meditsch, Herreros, Crisell), é o que define a rádio hertziana, mas será o som o que ainda define a rádio na Internet? A questão coloca-se quando abrimos as páginas das emissoras que, apesar de serem cada vez mais multimediáticas, sobressaem os ícones do áudio. A rádio que escutamos na Internet é marcada pelo som como no meio tradicional ou o som já se diluiu na convergência multimediática? As rádios estão efectivamente a potenciar a narrativa multimédia diversificando os recursos ao seu dispor? A convergência pode anular a diferenciação dos media? A rádio ao entrar na rede torna-se igual a qualquer outro cibermeio ao aderir à linguagem multimediática? Ou continua a marcar a diferença por aquilo que a define: o som? Com esta investigação o que pretendemos saber é se, tal como na rádio hertziana é o som o elemento predominante da rádio na Internet, e se é o som que contribui para a construção de uma identidade própria prolongando para a web a essência da velha rádio. O que nos propomos neste estudo é verificar se o áudio é ainda o recurso mais usado em relação aos restantes (texto, vídeo, fotografia, infografia, etc). Nesse sentido registamos a evolução nos sites de quatro rádios portuguesas de âmbito nacional: TSF (rádio-notícias privada), Rádio Renascença (emissora católica), RDP (a estação pública) e Rádio Clube (emissora generalista privada que foi, entretanto, descontinuada). O objecto de estudo foram as notícias em destaque nos quatro sites em duas semanas aleatórias em cada três anos: 2008, 2009 e 2010, num total de 2.529 notícias. A análise incidiu na frequência dos vários recursos multimédia, no número de áudios por notícia e na sua duração. Nestes três anos concluímos que o som é o recurso mais utilizado. Um facto que nos permite concluir que, de certa forma, é o som aquilo que ainda distingue a rádio dos outros media na Internet.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: ISBN: 978-84-695-7564-2
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Manual de reportagem (2021)
Book
Coelho, Pedro; Reis, Ana Isabel; Bonixe, Luís
Das Piratas à Internet: 25 Anos de Rádios Locais (2014)
Book
Reis, Ana Isabel; Portela, Pedro; Ribeiro, Fábio

See all (65)

Of the same scientific areas

Alvorada o diário de la mañana. Universidade Itinerante do Mar, Cursos de Mar - Campanha 2014 (2014)
Other Publications
Idoya Rey; Iván Liera; Instruendos da UIM 2014; Professores Tutores de Mar da UIM 2014; Diretores da UIM 2014; Joaquim Góis

See all (51)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-16 at 14:01:56 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book