Resumo (PT):
Em 2001 foi publicado em Portugal o Currículo Nacional do Ensino Básico, documento que reorganiza curricularmente este nível de ensino. Documento de referência fundamental para a gestão do currículo das escolas portuguesas, traça orientações para o conjunto de experiências educativas e as competências essenciais a desenvolver pelos alunos ao longo do ensino básico, as gerais e as específicas, de cada área disciplinar ou disciplina.
Desde a sua implementação até aos nossos dias, ao nível da formação inicial de professores, no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto foram produzidos documentos de trabalho que reflectem a interpretação dos documentos dimanados pelo Ministério da Educação. Estes documentos foram partilhados com os alunos, futuros professores, mas também com os orientadores de estágio durante sessões de formação.
Este artigo tem como intenção explicitar pontos de referência do Currículo Nacional e das Orientações Curriculares de Geografia (3º ciclo), apresentar algumas das propostas interpretativas por parte do Departamento e pontos de partida para um trabalho empírico a ser levado a cabo com os Orientadores de Estágio. Pretende ainda realçar as interpretações e as (re)interpretações por parte dos diferentes actores envolvidos, em relação aos documentos oficiais e aos produzidos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific