Resumo (PT):
Em mundos virtuais como Second Life®, a associação entre indivíduos e a consequente construção de comunidades parece efectuar-se tendo como base dois factores fundamentais: (a) as afinidades em torno dos objectivos criados online, como é o caso das comunidades temáticas, e (b) as afinidades em torno de uma proximidade sócio-cultural que, habitualmente, deriva de uma proximidade geográfica na vida real. Esta comunicação tem por objectivo testar a hipótese de que uma das experiências tende a prevalecer na vida virtual do sujeito. O indivíduo representado por um avatar parece privilegiar as suas raízes, memórias e património importados da realidade quer como forma de subsistência e de reconhecimento social, quer como meio de imposição de elementos simbólicos identificativos que induzem conforto à experiência virtual e que, na nossa opinião, também representam uma forma muito própria de colonização virtual. Nesta comunicação propomos apresentar e analisar os dados recolhidos através da observação efectuada junto da comunidade portuguesa em SL™ ao longo de três anos, dos grupos-focais organizados online e dos inquéritos realizados à mesma comunidade, para chegar à conclusão de que existem idiossincrasias na construção do património virtual nacional e que esse processo mental de ligação a um ‘mito de origem’ leva a que os portugueses se afirmem, enquanto comunidade, como ‘colonizadores virtuais’.
Abstract (EN):
In virtual worlds like Second Life®, the association between individuals and the consequent construction of comunities seems to take place based in two fundamental variables: (a) the affinities related with the objectives created online, like the thematic comunities, and (b) the affinities around a social-cultural proximity wich, normally, are related with a geographical proximity in the real life. This paper aims to test the idea that one of those experieneces tend to prevail in the individual virtual life. The user represented by an avatar seems to valorate their roots, memories and heritage imported from reality to survive and to obtain social recognizement online, and also to impose symbolic elements to get comfort to the virtual experience. This dynamic, in our opinion, also represents a very particular way of virtual colonization.In this paper we suggest to present and analyze the data collected online through observation among the portuguese community in SL™ during three years, through the focus-groups who took place in the virtual world and through inquires among the same group, in order to conclude that is possible to detect some idiosyncrasies in the construction of the national virtual heritage. This mental process connected to a ‘myth of origin’ should be responsible for the relation of the portuguese community with the notion of ‘virtual colonization’.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
http://sopcom2011.up.pt/media/SOPCOM_2011_Atas.pdf
Notes:
Edição:
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
ISBN: 978-972-8932-91-6