Resumo (PT): 
A construção de identidades e de novos paradigmas comunicacionais e espaciais em mundos virtuais online parece conduzir à reconstrução mental de novas formas de comunicar e de ocupar e representar o espaço, com consequências de retro-alimentação entre a ficção e a realidade. Por outro lado, estes novos paradigmas podem indiciar a instituição de novas formas de poder e de dominação que constituirão a base de um movimento muito particular de apropriação do espaço virtual. Neste estudo, foram detectados alguns desses possíveis padrões de dominação simbólica que permitem identificar paradigmas comunicacionais, comportamentais e culturais associados a uma ‘identidade nacional’ importada da ‘vida real’. A comunidade portuguesa em Second Life® parece revelar a presença de sistemas de afirmação com significância, que indiciam uma forma particular de entender e de dominar um ‘novo mundo’ reconstruindo uma ideia de ‘lugar’ que sustenta a criação de ‘grupos nacionais’.
Abstract (EN): 
The construction of identities and new paradigms communicational space in virtual worlds and online seems to lead to mental reconstruction of new ways to communicate and engage and represent space, with consequences of feedback between fiction and reality. Moreover, these new paradigms may indicate the establishment of new forms of power and domination that will form the basis of a movement very private ownership of the virtual space. In this study, we detected some of these possible patterns of symbolic domination identifying communication paradigms, behavioral and cultural associated with a 'national identity' imported from 'real life'. The Portuguese community in Second Life ® seems to reveal the presence of systems claim to significance, pointing to a particular way of understanding and mastering a 'new world' rebuilding an idea of 'place' that supports the creation of 'national groups'.
Language: 
Portuguese
Type (Professor's evaluation): 
Scientific
Contact: 
http://www.intercom.org.br/e-book/ix-lusocom.pdf
Notes: 
Organização:
Antonio Adami, Antonio Hohlfeldt – São Paulo: INTERCOM, 2012.
1200 p.
ISBN: 978-‐85-‐88537-‐91-‐0