Resumo (PT):
Desde o ano de 2008/2009 que, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a formação inicial de professores de Geografia resulta numa formação académica, a par e interligada com a formação de professores de História (Mestrado em Ensino de História e Geografia), de acordo com o modelo definido pelo Processo de Bolonha. Neste estudo pretendemos problematizar a adequação deste modelo de formação inicial de professores em História e Geografia à luz da organização curricular dos ensinos básico, secundário e superior e dar a conhecer os resultados de um estudo empírico centrado na raiz da formação e nas representações e práticas desenvolvidas pelos estudantes/futuros professores em contexto de trabalho e de formação. Pretendemos, assim, situar, contextualizar e compreender o modelo de formação de professores de Geografia e História nas experiências desenvolvidas pelas primeiras gerações de estudantes formadas na FLUP segundo o modelo implementado no quadro do processo de Bolonha.
Abstract (EN):
Since the year 2008/2009 the initial training of teachers of geography results in a correlated course with the teachers of history (Master in Teaching of History and Geography) at the Faculty of Arts, University of Porto (FLUP). In this study we intend to discuss the suitability of this model of teacher education in history and geography in the light of the curriculum organization of primary, secondary and higher education and to publicize the results of an empirical study focusing on the course’s rationale and on the representations and practices developed by the students. Thus, we intend to situate, contextualize and understand the model of training teachers of Geography and History in the experiments carried out by the first generations of students trained in using the Bolognese model at the FLUP’s teacher education course.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific