Resumo (PT):
Nesta comunicação, pretende-se apresentar o trabalho interdisciplinar que
resultou na criação, em Março de 2004, do ciberjornal JornalismoPortoNet (JPN).
O objectivo imediato do JPN foi proporcionar um estágio académico interno a
15 dos alunos finalistas do curso, simulando o trabalho de uma redacção.
Aproveitando as sinergias e os recursos humanos do curso, foi desenvolvida
uma plataforma de edição e publicação de material noticioso, envolvendo docentes
das áreas de Design, Informática e Jornalismo.
No trabalho desenvolvido, procurou-se tirar o máximo partido das
potencialidades que a Internet oferece, apostando em estruturas de construção de
notícias adequadas a este novo meio (abertas, arbóreas, multi-lineares e de ligações
paralelas), através de textos hiperligados entre si.
Os objectivos propostos nesta fase-piloto do JPN, que se prolongou até ao
início de Junho, foram globalmente atingidos. Apesar de não ter sido feita grande
divulgação, a visibilidade do JPN foi muito boa, atingindo cerca de 20 mil visitas nos
dois meses e meio de trabalho intensivo. Ao todo, foram elaboradas e difundidas
mais de 900 notícias e dezenas de reportagens de rádio e televisão.
Estes resultados levam os autores a concluir que o ciberjornal é um instrumento
óptimo de ensino do Jornalismo, dados os baixos custos de produção e distribuição
e as potencialidades da Internet enquanto meio em que convergem todos os outros.
Abstract (EN):
During this presentation we intend to show the interdisciplinary work that
culminated in the creation of the cyberjournal JornalismoPortoNet (JPN) in March
2004.
The primary purpose of JPN was to provide an academic training post for last
term students, simulating the editorial office of a newspaper.
Taking advantage of the interdisciplinary and human resources of the course, a
scheme has been implemented for editing and publishing news material, involving
teachers from particular fields of Design, Computer Science and Journalism.
The idea was to make the most of the potentialities offered by internet, choosing
news building structures to suit this new process (open, in tree, multilinear, and with
parallel linkages), by means of text blocks hyperconnected to one another.
The goals proposed in this initial phase of JPN which lasted until the first days in
June were globally reached. Although JPN was not widely advertised, its visibility
was good, reaching some twenty thousand visits in the two and half months of
intensive work. In all, more than 900 articles and dozens of radio and television
reports were prepared and transmitted.
These results make the authors conclude that the cyberjournal is an excellent
tool in Journalism teaching, considering its low production and distribution costs and
the internet potentialities as medium of communication wherein all the other media
converge.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
ISBN: 84-9750-393-7
A versão em língua inglesa do mesmo congresso encontra-se registada no Módulo de Publicações em:https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=46606