Resumo (PT):
Desde finais dos anos 90 que a digitalização vem assumindo um peso crescente face a técnicas tradicionais como a microfilmagem e a fotografia, conquistando progressivamente profissionais e utilizadores e beneficiando de atrativas possibilidades de financiamento, seja no âmbito da Herança Cultural Digital, seja no da desmaterialização de processos em organizações/instituições públicas e privadas.
Contudo, a digitalização não é mais e apenas um meio para criar reproduções digitais de objetos físicos, facilitando o acesso e preservando o original em suporte “analógico” ou resolvendo problemas de falta de espaço de armazenamento. Dela decorre a produção de informação digital que como qualquer informação nado-digital deverá ser eficaz e eficientemente produzida, gerida, armazenada, difundida, usada e preservada.
A digitalização é, pois, um processo que exige planeamento, que envolve um ciclo de gestão, que implica riscos, que tem um profundo impacto ao nível da operacionalização, das competências dos atores envolvidos, dos fluxos de trabalho, da plataforma tecnológica, do sistema de informação organizacional, atingindo as próprias estruturas organizacionais e o desenvolvimento de “inovadores modelos de negócio”, apresentando-se como um incontornável desafio em termos de gestão da informação, nomeadamente no que respeita à preservação da informação em meio digital e da sua assunção numa perspetiva integrada, sistémica, sistemática e ativa.
Abstract (EN):
Since the late 90's that digitization has assumed a growing importance considering of traditional techniques such as microfilming and photography, and increasingly conquering users e professional that also benefiting from attractive financing options, either within the Digital Cultural Heritage, or in the dematerialisation process at organizations or public and private institutions.
However, digitization, and is no longer just a means to create digital reproductions of physical objects, facilitating access and support when preserving the "analog" original or solving problems of lack of storage space. It means in fact the production of digital information and as any kind of digital information should be effectively and efficiently produced, managed, stored, distributed, used and preserved.
Digitization is therefore a process that requires planning, which involves a cycle of management, which entails risks, which have a profound impact on the activities, the skills of the involved actors, on the designed work flows, on the technology platform, on the organizational information system, reaching the organizational structures and the improvement and development of "innovative business models", presenting itself as an insurmountable challenge in terms of information management, particularly with regard to the preservation of information in digital media and their assumption in a integrated prospective, in a systemic, systematic and active way.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: