Resumo (PT):
Dada a especificidade e complexidade do tecido das culturas musicais juvenis e urbanas, como a sua volatilidade e/ou o seu carácter híbrido, esta comunicação pretende aclarar a multiplicidade de expressões e de processos que conspiram para lhe dar forma. Pretendendo restituir os discursos aos momentos em que são gerados nos seus “contextos de enunciação”, esta comunicação alimenta-se da análise do panorama musical actual com alguns daqueles que o vivem e o fazem viver. Músicos, jornalistas, produtores culturais são colocados em “situação”, como se diz no léxico goffmaniano, numa tentativa de obter os processos vivenciais de constituição, reconfiguração e oposição de discursos e perspectivas sobre a música. Aqui, noutros termos, alguns (os músicos) reproduzirão as performances que levam a cabo enquanto músicos, outros (críticos, jornalistas e intermediários culturais), descreverão os mecanismos de sanção, de consagração e de leitura que accionam, normalmente, com toda a “naturalidade”. O nosso propósito é o apresentar o jogo de interacções que tece as “configurações sociais”, de forma a observar em acto a manifestação dos ditos, interditos e não-ditos das práticas de produção e (des)legitimação da música – é este o propósito de uma matriz metodológica que, desafiando oposições e prescrições consagradas, avança novos meios (no duplo sentido de meio para e meio no qual) para investigar as práticas culturais, em especial a música.
Abstract (EN):
Given the specificity and complexity of music, youth and urban cultures, such as their volatility and / or their hybrid nature, this communication is intended to clarify the multiplicity of expressions and processes that conspire to shape it. Intending to return the speeches to the moments in that are arising in their "contexts of utterance”, this communication is nourished by the analysis of the current musical scene with some of those who live it and who makes it live. Musicians, journalists, cultural producers are placed in "situation" as they say in Goffmanian lexicon in an attempt to get the experiential processes of constitution, rewriting and opposing of speeches and perspectives about music. Here, in other words, some (the musicians) will reproduce the performances that carry out as musicians, others (critics, journalists and cultural intermediaries), will describe the sanctioning mechanisms of recognition and reading that operate, usually with the whole "naturalness”. Our purpose is to introduce the game of interactions that create the "social settings" in order to observe the demonstration of the said, the unspoken and the prohibitions of production practices and (de)legitimation of music - this is the purpose of a methodological matrix that, defying exist opposition and requirements, advances new ways (in both senses of means and means in which) to investigate the cultural practices, especially the music.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
http://www.aps.pt/vicongresso/