Resumo (PT):
O projeto de extensão “Recursos e materiais para o ensino de português para
alunos surdos” tem a intenção de desenvolver atividades voltadas para a comunidade surda e
oferecer também um espaço de discussão para os graduandos e professores de língua
portuguesa, considerando, em uma perspectiva de educação bilíngue, a língua brasileira de
sinais (Libras) como a primeira língua do aluno surdo e a língua portuguesa como sua
segunda. O objetivo do projeto é a elaboração de materiais didáticos que atendam às
necessidades linguísticas dos surdos. Nota-se que a oferta de tais materiais dirigidos à
comunidade surda, quando existente, não atende ao desenvolvimento das interfaces de leitura
e escrita da língua portuguesa, visto que eles pressupõem categorias e aspectos distintos
daqueles endereçados aos alunos ouvintes. Para refletir sobre as especificidades desse
alunado, faz-se necessário o contato com pesquisas sobre educação bilíngue para surdos e o
desenvolvimento de metodologias visuais, a fim de aplicá-las no cotidiano escolar. Assim, a
proposta do projeto é ser um ambiente de formação, de troca de experiências e de
desenvolvimento de práticas de ensino bilíngue. Pretende-se que ele suscite a discussão e a
construção de conhecimento sobre novas metodologias e estratégias didáticas
Abstract (EN):
The extension project “Recursos e materiais para o ensino de Português para
alunos surdos” aims to develop activities for the deaf community and provide a space for
discussion between Portuguese students and teachers, considering a bilingual education
perspective, the Brazilian sign language (Libras) as deaf students’ first language and the
Portuguese language as their second language. The project aims to prepare instructional
materials that could meet the language needs of deaf people. It was noticed that the supply of
such materials designed for the deaf community does not meet the development of
interconnections between reading and writing in Portuguese, once those materials designed
for deaf students require aspects that are different from those addressed for hearing students.
To discuss deaf students’ specificities, one must resort to researches on bilingual education
for the deaf and development of visual methodologies in order to apply them in everyday
school life. The expectations for the project include the possibilities of debates and knowledge
building on new methodologies and teaching strategies
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific