Resumo (PT):
A saúde visual desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, afetando
significativamente a aprendizagem, a interação social e o bem-estar geral. Esta dissertação tem como objetivo recorrer aos avanços tecnológicos para desenvolver um protótipo de jogo móvel 2D dicóptico, denominado ZuVision. A proposta tem como objetivo oferecer uma solução inovadora e atrativa, que possa atuar como complemento aos métodos tradicionais – oclusão, correção refrativa, filtros de Bangerter, cirurgas e aprendizagem percetual - no tratamento da ambliopia anisometrópica, e que utilize a técnica azul- vermelho. Esta consiste no uso de óculos com filtros vermelhos e azuis, para que cada olho receba estímulos visuais diferentes. Pretende-se avaliar a sua usabilidade preliminar, identificar vantagens e desvantagens da sua aplicação e estabelecer diretrizes importantes para a criação deste tipo de experiência. Para tal, esta metodologia de investigação, de caráter quasi-experimental, inclui uma revisão sistemática da literatura, um focus group com oftalmologistas e testes com utilizadores, de modo a avaliar o primeiro contacto das crianças com o protótipo. Indo de encontro às expectativas iniciais, os profissionais de saúde reconheceram o potencial do protótipo criado, identificaram diretrizes importantes a ter em vista no futuro e os testes demonstraram a usabilidade do protótipo. No futuro, o protótipo poderá servir como base para um jogo digital dicóptico final que, após testes mais prolongados e clinicamente acompanhados, poderá vir a ser ajustado e
implementado.
Abstract (EN):
Visual health plays a crucial role in child development, significantly affecting
learning, social interaction, and overall well-being. This dissertation aims to leverage technological advances to develop a 2D dichoptic mobile game prototype, named ZuVision. The proposal seeks to offer an innovative and engaging solution that can act as a complement to traditional methods – occlusion, refractive correction, Bangerter filters, surgeries, and perceptual learning – in the treatment of anisometropic amblyopia, using the red-blue technique. This technique consists of using glasses with red and blue filters so that each eye receives different visual stimuli. The aim is to evaluate its preliminary usability, identify the advantages and disadvantages of its application, and establish important guidelines for creating this type of experience. To achieve this, the quasi- experimental research methodology includes a systematic literature review, a focus group with ophthalmologists, and user testing to assess children’s first contact with the prototype. As expected, health professionals recognised the potential of the created prototype, identified important guidelines to be considered in the future, and the tests demonstrated the prototype’s usability. In the future, the prototype could serve as a foundation for a final dichoptic digital game which, after longer and clinically supervised testing, could be adjusted and implemented.
Language:
Portuguese
No. of pages:
95
License type: