Resumo (PT):
O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do 2.º ciclo de estudos do
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da
Faculdade de Desporto, da Universidade do Porto. Representa o culminar de
uma etapa significativa, marcada pela realização da Prática de Ensino
Supervisionada, que decorreu ao longo do ano letivo 2024/2025. Esta
experiência de proporcionou uma vivência autêntica do contexto educativo, pela
relação com os seus diferentes intervenientes. No enquadramento inicial refleti
sobre o impacto que as minhas experiências anteriores tiveram na forma como
vivi e interpretei a Prática de Ensino Supervisionada. A minha trajetória pessoal
e académica, aliada ao contexto específico da Escola Cooperante, moldou a
forma como encarei os desafios do estágio. O presente trabalho estrutura-se em
três Áreas. Na Área 1, descrevo o desenvolvimento da minha prática pedagógica
através das aprendizagens adquiridas, dos obstáculos encontrados e das
estratégias realizadas. Enfrentei desafios no uso de diferentes modelos
pedagógicos e na avaliação que, apesar de exigente, estimulou uma reflexão
crítica e construtiva. As reflexões contínuas foram essenciais para ajustar a
intervenção e promover ambientes de aprendizagem mais inclusivos e centrados
nos alunos. A Área 2 reflete o meu envolvimento em atividades promovidas pela
escola e pelo Núcleo de Estágio, como o Dia do Bolo, o Sarau e a Paintball Party.
Por último, na Área 3, apresentei o estudo de investigação desenvolvido no
âmbito do Estágio, centrado no aprofundamento do conhecimento pedagógico
do conteúdo. A investigação teve como foco a intervenção instrucional,
nomeadamente ao nível das representações verbais e visuais e na adequação
das tarefas ao perfil dos alunos. Este relatório representa, portanto, não apenas
um requisito académico, mas um verdadeiro testemunho do meu crescimento
enquanto estudante estagiário, propondo a reflexão acerca das necessidades
que emergem nesta fase da formação dos profissionais de Educação Física.
Abstract (EN):
The present professional school placement report is part of the 2nd cycle of
studies of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and
Secondary Education, at the Faculty of Sport, University of Porto. It represents
the culmination of a significant stage, marked by the completion of the Supervised
Teaching Practice, which took place throughout the 2024/2025 school year. This
Professional School Placement provided an authentic immersion in the
educational context, through the relationship with its various stakeholders. In the
initial framework, I reflected on the impact that my previous experiences had on
the way I lived and interpreted the Supervised Teaching Practice. My personal
and academic path, combined with the specific context of the Partner School,
shaped the way I faced the challenges of the professional school placement. The
present work is structured into three Areas. In Area 1, I describe the development
of my pedagogical practice through the learning acquired, the difficulties
encountered, and the strategies implemented. I faced challenges in the use of
different pedagogical models and in assessment, which, despite being
demanding, stimulated critical and constructive reflection. Continuous reflection
was essential to adjust my intervention and to promote more inclusive and
student-centered learning environments. Area 2 reflects my involvement in
activities promoted by the school and by the internship team, such as the Cake
Day, the School Show, and the Paintball Party. Finally, in Area 3, I presented the
research study developed within the scope of the professional school placement,
focused on deepening pedagogical content knowledge. The research focused on
instructional intervention, particularly at the level of verbal and visual
representations and on the suitability of tasks to the students’ profiles. This report
therefore represents not only an academic requirement, but a true testimony of
my growth as a preservice teacher, proposing reflection on the needs that emerge
at this stage of Physical Education teacher training.
Language:
Portuguese