Resumo (PT):
O estudo tem como objetivo avaliar a relevância da construção de
uma maquete como estratégia pedagógica para a Unidade Didática
(UD) de Riscos e Catástrofes Naturais do 9º ano em Geografia. A
maquete visa auxiliar a compreensão dos alunos sobre a perceção do
risco e as medidas de ordenamento do território para a prevenção e
mitigação dos riscos. A metodologia abrangeu a seleção de materiais,
construção da maquete e execução de experiências com os alunos,
identificando fatores desencadeantes de deslizamentos e inserindo
elementos antrópicos afetados ou que potenciam esses deslizamentos.
Para simular os processos, foram utilizados materiais de diferentes
texturas e impermeabilizantes. Durante a experiência foram observados
os efeitos de quatro processos geomorfológicos: fluxo interno saturado, formação de linhas de água de 1ª ordem em áreas de montanha,
escoamento superficial (associado à compactação do solo) e queda de
blocos/deslizamento. Os resultados confirmam que a maquete é uma
ferramenta eficaz na compreensão dos processos geomorfológicos e
dos riscos associados.
Abstract (EN):
The study aims to assess the relevance of constructing a model as
a pedagogical strategy for the 9th grade Geography Teaching Unit
(TU) on Natural Hazards and Disasters. The model is designed to
support students' understanding of risk perception and the territorial
planning measures necessary for risk prevention and mitigation. The
methodology involved the selection of materials, model construction,
and the execution of experiments. It also set out to identify factors
that trigger landslides, and incorporated anthropic elements that
either promote or are affected by such landslides. Different textured
materials and waterproofing agents were used to simulate the processes.
During the experiment, the effects of four geomorphological processes
were observed: saturated internal flow, formation of 1st order water
lines in mountainous areas, surface runoff (associated with soil
compaction), and block fall/landslide. The results confirm that
the model is an effective tool for understanding geomorphological
processes and associated risks.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific