Resumo (PT):
O presente capítulo destaca a importância da educação formal na
compreensão das alterações climáticas (AC) e na sensibilização dos
estudantes sobre o tema. Explora a perceção destes sobre as AC e a
relevância da disciplina de Geografia na aquisição de conhecimentos
sobre a temática em apreço. Utilizando um questionário online (Google
Forms), os autores investigaram a opinião dos alunos dos ensinos básico
e secundário sobre as AC. Os resultados mostram que os estudantes têm uma perceção geral sobre
as AC, reconhecendo-as como uma ameaça ambiental significativa. No
entanto, revelam lacunas de conhecimento e relutância em participar
em ações de sensibilização, muito embora, reconheçam a importância.
Abstract (EN):
This chapter highlights the importance of formal education in
understanding climate change (CC) and raising student awareness
about the topic. It explores their perception of CC and the relevance
of the subject of geography to acquiring knowledge on the topic in
question. Using an online questionnaire (Google Forms), the authors
explored the opinion of primary and secondary school students
about CC.
The results show that students have a general perception of CC,
recognizing it as a significant environmental threat. However, they
reveal gaps in students’ knowledge and a reluctance to participate in
awareness-raising actions, even though they recognize the importance
of geography in understanding CC and its implications.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific