Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Proposta de uma Sequência Didática da Atividade Laboratorial da Queda Livre de um Corpo para Estudantes do Ensino à Distância.
Map of Premises
Principal
Publication

Proposta de uma Sequência Didática da Atividade Laboratorial da Queda Livre de um Corpo para Estudantes do Ensino à Distância.

Title
Proposta de uma Sequência Didática da Atividade Laboratorial da Queda Livre de um Corpo para Estudantes do Ensino à Distância.
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2024
Authors
Machado, N
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Carvalho, PS
(Author)
FCUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Alan de Oliveira Cruz, F
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Journal
The Journal is awaiting validation by the Administrative Services.
Vol. 59
Scientific classification
CORDIS: Physical sciences > Physics
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Authenticus ID: P-018-REC
Abstract (EN): <jats:p>Nos cursos de graduação relacionados com temas de ciências da natureza, como física, química e biologia, as atividades experimentais desempenham um papel essencial na compreensão dos diversos fenómenos apresentados ao longo das disciplinas. Essas atividades são componentes fundamentais presentes nas grades curriculares. Nos cursos ministrados na modalidade de ensino à distância, essas práticas ocorrem num ambiente inicialmente pouco conhecido pelos estudantes, conduzidas geralmente por tutores em horários pré-determinados. Em muitos casos, há limitações que impedem a repetição da atividade, dificultando uma compreensão mais aprofundada do conteúdo abordado. Dentro dessa perspetiva, uma vez que, nos cursos de ensino à distância, as atividades laboratoriais devem ser realizadas presencialmente, torna-se crucial pensar em propostas que preparem os estudantes para essas atividades, utilizando recursos complementares. Neste artigo, propomos uma sequência didática para a atividade experimental de queda livre de um corpo, que incorpora vídeos e simulações. Essa abordagem visa contribuir de maneira eficaz para a construção do conhecimento do estudante, capacitando-o melhor para a realização da atividade prática.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same scientific areas

1.ª e 2.ª Leis de Newton (2023)
Educational Publication
Carvalho, PS; Marcelo Dumas Hahn
Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; Priscilla Paci Araujo
Vlab-Fis AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros
Vlab-Fis: AL 3.2 – Capacidade térmica mássica (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros
Vlab-Fis AL 3.1 – Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros

See all (61)

Of the same journal

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-25 at 05:04:39 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book