Resumo (PT):
Este estudo investiga como os clubes de futebol espanhóis abordaram o combate ao racismo durante o período em que se assinala a luta pela eliminação da discriminação racial, em março. Baseando-se em conceitos como teoria dos sistemas, comunicação organizacional, comunicação estratégica, agenda-setting e estratégias de invisibilidade, que contribuem para o entendimento da interação mútua entre as organizações e o seu ecossistema, por meio de um estudo de caso múltiplo, examinamos as contas oficiais de Instagram dos 20 clubes da principal divisão de Espanha ao longo de 10 dias, desde o lançamento da campanha #1voiceVSRACISM da LaLiga, em 11 de março, até 21 de março de 2024, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Observou-se que muitos clubes se limitaram a partilhar conteúdos relacionados com a campanha da LaLiga, sem necessariamente criar os seus próprios conteúdos. Ademais, a maior parte dos clubes envolvidos em episódios de racismo contra Vinícius Júnior nem sequer partilharam a campanha da LaLiga, sugerindo o uso de estratégias de invisibilidade para evitar repercussões negativas. Este estudo pretende contribuir para a literatura académica e promover uma discussão mais ampla sobre este tema no contexto do futebol, demonstrando a importância de os clubes de futebol assumirem um compromisso social consistente, especialmente no combate a um preconceito tão evidente e presente na sociedade.
Abstract (EN):
This study investigates how Spanish soccer clubs approached the fight against racism during the period marking the fight for the elimination of racial discrimination in March. Drawing on concepts such as systems theory, organizational communication, strategic communication, agenda-setting and invisibility strategies, which contribute to understanding the mutual interaction between organizations and their ecosystem, through a multiple case study, we examined the official Instagram accounts of the 20 clubs in Spain's top division over 10 days, from the launch of LaLiga's #1voiceVSRACISM campaign on March 11 until March 21, 2024, the International Day for the Elimination of Racial Discrimination. It was noted that many clubs simply shared content related to the LaLiga campaign, without necessarily creating their own. Furthermore, most of the clubs involved in episodes of racism against Vinícius Júnior didn't even share the LaLiga campaign, suggesting the use of invisibility strategies to avoid negative repercussions. This study aims to contribute to the academic literature and promote a broader discussion on this topic in the context of soccer, demonstrating the importance of soccer clubs taking on a consistent social commitment, especially in combating a prejudice that is so evident and present in society.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific