Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo
Map of Premises
Principal
Publication

ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo

Title
ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2025
Authors
Rosa Paiva, S
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Pedro Costa, A
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Journal
Title: Praxis EducativaImported from Authenticus Search for Journal Publications
Vol. 20
Pages: 1-23
ISSN: 1809-4031
Indexing
Publicação em Scopus Scopus - 0 Citations
Other information
Authenticus ID: P-018-6A1
Abstract (EN): <jats:p>Para dar resposta às exigências atuais de desenvolvimento de capacidades e de disposições de Pensamento Crítico e Criativo (PCC), foi concebido o Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa ¿ o ChatGPT ¿ para alunos do ensino secundário. O Modelo (PCC_IAGen) apresenta seis etapas, nas quais o ChatGPT surge como mentor, ferramenta e simulador. Este estudo tem como objetivos caraterizar os alunos através da aplicação de um Teste de Pensamento Crítico e Criativo e uma Escala de Disposições de Pensamento Crítico e compreender como evoluem as capacidades e as disposições após a aplicação do modelo PCC_IAGen. O estudo realizou-se em Portugal, envolvendo 23 alunos do 12º ano. Os alunos tiveram um nível inicial elevado de capacidades e de disposições de PCC e, também, uma melhoria moderada das capacidades e um aumento significativo nas disposições, especialmente entre os alunos com pontuações iniciais mais baixas.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same journal

Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania? (2019)
Article in International Scientific Journal
Ana Dias Garcia; Eunice Macedo; João Queirós
Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal) (2024)
Article in International Scientific Journal
Carlinda Leite; Rodrigues, Sónia Valente ; Diana Neves Teixeira
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital = the use of digital technologies in education: future paths for a digital education (2022)
Article in International Scientific Journal
Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid; Carlinda Leite; Angélica Monteiro
O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras (2019)
Article in International Scientific Journal
Mariana Rodrigues; Isabel Menezes; Pedro D. Ferreira
Ética na pesquisa em psicologia e educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro (2021)
Article in International Scientific Journal
Pedro Savi Neto; Mónica de la Fare; Inês Nascimento

See all (6)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-17 at 20:49:04 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book