Resumo (PT):
O Workshop de Reflexão Pedagógica e Curricular na Universidade do Porto foi concebido no âmbito do projeto “+Sucesso”, focado na prevenção do abandono e na promoção do sucesso académico dos estudantes do primeiro ano do ensino superior. Através de dinâmicas participativas e baseadas na análise de evidências científicas e dados institucionais, o Workshop proporcionou aos docentes uma análise aprofundada de fatores que contribuem para o insucesso e abandono, com base em testemunhos de estudantes e docentes. O evento tinha como objetivo capacitar os
docentes participantes para refletirem sobre as suas práticas pedagógicas, adaptando-as às necessidades dos estudantes, promovendo uma abordagem centrada no estudante e o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas. Os resultados indicaram uma maior consciencialização dos docentes sobre a complexidade do abandono académico e a implementação de novas estratégias pedagógicas. A partilha de experiências promoveu uma dinâmica de colaboração e aprendizagem contínua entre os docentes. Recomenda-se a continuidade deste tipo de iniciativas para fortalecer o desenvolvimento profissional docente e assegurar a melhoria contínua do sucesso académico e do bem-estar dos estudantes.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific