Resumo (PT):
O aumento da competitividade e do desempenho no fabrico passa pela valorização da função Manutenção na empresa por forma a que esta possa ocupar um
lugar a par de outras funções de gestão fabril, nomeadamente Qualidade e Produção. No entanto, nenhuma destas funções vive isolada, sendo de igual
importância a sua integração e a coordenação dos seus objectivos. Neste ambiente surge a necessidade da introdução de tecnologias de informação capazes de
fornecer soluções técnicas de suporte aos processos e actividades que entrem em consideração com os aspectos humanos e de organização, ou seja, soluções
que se integrem e obedeçam aos modelos organizacionais e de gestão mais capazes de promover os objectivos desejados. Neste trabalho são apresentadas
metodologias de desenvolvimento de sistemas de informação para apoio da função Manutenção realçando os aspectos socio-organizacionais. São descritos de
uma forma resumida o tipo de organização e modelos organizacionais de Manutenção. São apresentados dois casos práticos, um na indústria do calçado e outro
na indústria dos componentes para automóveis, com enquadramentos equivalentes mas apresentando tipos de organização diferentes. Em ambos os casos foi
instalado o sistema integrado de gestão fabril Real-I-CIM , desenvolvido no âmbito do projecto Esprit 8865 e cujos resultados de I&D vertem directamente para o
sistema PROFIT -
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific