Resumo (PT):
Introdução: A cavidade oral é uma das partes constituintes do trato gastrointestinal e pode ser acometida por diferentes patologias, sendo uma responsabilidade do médico dentista realizar um exame clínico correto e completo desta estrutura para uma deteção destas. Patologias estas cujo diagnóstico precoce é crucial para a saúde oral e geral do paciente.
Objetivos: Determinar a prevalência das patologias orais, analisar o nível de concordância entre o diagnóstico clínico e o diagnóstico histológico das biópsias realizadas na FMDUP entre 1985 e 2022 e comparar dois períodos temporais, nomeadamente 1985-1997 e 1998-2022.
Materiais e Métodos: Estudo epidemiológico com 1217 casos. Recolheram-se dados relativos a idade, género, ano de relatório, diagnóstico clínico, diagnóstico histológico, sendo que estes foram agrupados em 14 categorias, tomando como referência Neville et all, e concordância.
Resultados: Os pacientes do sexo feminino apresentaram maior prevalência nas lesões proliferativas não neoplásicas, doenças alérgicas e imunológicas e doenças da polpa e do ápice. No geral, houve uma maior incidência para o grupo das lesões proliferativas não neoplásicas e dos quistos maxilares. Verificamos que existem mais lesões entre os grupos etários dos 31 aos 40 anos e menos em idades inferiores 10 anos. As lesões que mais foram diagnosticadas em idades inferiores ou iguais a 20 anos foram as patologias das glândulas salivares. Os grupos de patologias em que se verificaram maiores níveis de concordância foram as lesões físicas e químicas, quistos dos maxilares, tumores malignos, patologia óssea benigna, doenças alérgicas e imunológicas e nos quistos maxilares e o número de biópsias aumentou desde 1998. Relativamente ao nível de concordância entre o diagnóstico clínico e o exame anatomopatológico foi de cerca de 70%.
Conclusão: As lesões proliferativas não neoplásicas e dos quistos maxilares apresentaram maior incidência, demonstrando a importância da familiarização do médico dentista com estas e as diversas lesões na cavidade oral. O nível de concordância melhora em função do grau de formação académica obtido pelos profissionais de Medicina Dentária.
Language:
Portuguese