Resumo (PT):
A pobreza e a acumulação de fatores de risco associados à vivência em bairros de habitação
social fazem com que estes constituam contextos que desafiam o desenvolvimento
e o ajustamento psicológicos, em particular do ponto de vista académico e profissional.
De facto, o insucesso e/ou abandono escolares são desfechos menos positivos que frequentemente
pautam o percurso académico de crianças e jovens provenientes destes
contextos sociais. Contudo, existe um grupo reduzido de pessoas que conclui a sua formação
no ensino superior. O presente estudo analisa sete narrativas de pessoas com este
perfil adotando para o efeito uma perspetiva ecológico-desenvolvimental e com recurso
à análise de conteúdo temática reflexiva. Teve como objetivo estudar os mecanismos de
risco e de proteção que contribuíram para a sua trajetória de resiliência académica. Os
resultados da investigação sugerem que as experiências de sucesso, a interação positiva
com outros contextos, a presença de figuras de apoio e a valorização dos/as professores/
as ao longo do percurso foram variáveis fundamentais para o amortecimento do efeito do
risco decorrente da residência em bairros de habitação social e, consequentemente, para
o desenvolvimento de resiliência académica. O estudo fornece pistas para a intervenção
junto de populações em situação de vulnerabilidade, em particular de residentes em
bairros de habitação social, no sentido de incrementar trajetórias que permitam quebrar
os ciclos de reprodução social de pobreza.
Abstract (EN):
Poverty and the accumulation of risk factors associated with living in social housing
neighbourhoods make them contexts that challenge development and psychological
adjustment, particularly from an academic and professional point of view. In fact, failure
and/or dropping out of school are fewer positive outcomes that often characterize the
academic careers of children and young people from these social backgrounds. However,
there is a small group of people who graduate from higher education courses. This study
analyses seven narratives of people with this profile, using an ecological-developmental
perspective and reflective thematic content analysis. It aimed to study the risk and
protective mechanisms that contributed to their academic resilience. The results of the
research suggest that successful experiences, positive interaction with other contexts,
the presence of supportive figures, and the appreciation of teachers along the way were
fundamental variables in buffering the effect of risk resulting from living in social housing
neighbourhoods and, consequently, in the development of academic resilience. The study
provides clues for intervention with vulnerable populations, particularly those living in
social housing neighbourhoods, to increase trajectories that break the cycles of social
reproduction of poverty.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
21