Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > O Patrocínio Desportivo de equipas amadoras em Portugal: um estudo das primeiras divisões masculinas de cinco modalidades
Map of Premises
Principal
Publication

O Patrocínio Desportivo de equipas amadoras em Portugal: um estudo das primeiras divisões masculinas de cinco modalidades

Title
O Patrocínio Desportivo de equipas amadoras em Portugal: um estudo das primeiras divisões masculinas de cinco modalidades
Type
Thesis
Year
2024-12-09
Authors
João Pedro Hora Marques Maio Pereira
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Other social sciences
Other information
Resumo (PT): O presente estudo tem como objetivo analisar as relações de patrocínio entre as organizações e os clubes masculinos da primeira divisão sénior em Portugal, nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol. Para tal, foram realizados dois estudos empíricos. O primeiro estudo visou compreender o orçamento sénior dos clubes, ou seja, identificar como e por quais entidades é financiado, adotando uma perspetiva centrada nos clubes. Os principais resultados indicam que o patrocínio por parte das empresas desempenha um papel crucial, sendo fundamental para a sobrevivência dos clubes. Além disso, o estudo revelou que os municípios e governo são as organizações que menos contribuem para o orçamento. O segundo estudo teve como objetivo compreender as motivações que levam os patrocinadores das cinco modalidades mencionadas a apoiar os clubes. Os resultados apontam que as razões que motivam as empresas a patrocinar os clubes estão fortemente relacionadas com motivos externos, como o aumento da visibilidade e da reputação da marca (motivos externos e oportunistas), bem como com a Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Abstract (EN): The aim of this study is to analyze the sponsorship relationships between organizations and men's clubs in the first senior division in Portugal, in the sports of Handball, Basketball, Futsal, Roller Hockey and Volleyball. To this end, two empirical studies were carried out. The first study aimed to understand the clubs' senior budget, i.e. to identify how and by which entities it is financed, adopting a club-centered perspective. The main results indicate that corporate sponsorship plays a crucial role and is fundamental to the survival of clubs. In addition, the study revealed that municipalities and government are the organizations that contribute the least to the budget. The second study aimed to understand the motivations that lead sponsors of the five sports mentioned to support clubs. The results show that the reasons that motivate companies to sponsor clubs are strongly related to external motives, such as increasing brand visibility and reputation (external and opportunistic motives), as well as Corporate Social Responsibility (CSR).
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
O Patrocínio Desportivo de equipas amadoras em Portugal- um estudo das primeiras divisões masculinas de cinco modalidades_Dissertação_de_Mestrado_João_Pereira O Patrocínio Desportivo de equipas amadoras em Portugal: um estudo das primeiras divisões masculinas de cinco modalidades 2077.87 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-11-04 at 00:09:50 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book