Resumo (PT): 
O presente estudo tem como objetivo analisar as relações de patrocínio entre as
organizações e os clubes masculinos da primeira divisão sénior em Portugal, nas
modalidades de Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol. Para
tal, foram realizados dois estudos empíricos.
O primeiro estudo visou compreender o orçamento sénior dos clubes, ou seja,
identificar como e por quais entidades é financiado, adotando uma perspetiva
centrada nos clubes. Os principais resultados indicam que o patrocínio por parte
das empresas desempenha um papel crucial, sendo fundamental para a
sobrevivência dos clubes. Além disso, o estudo revelou que os municípios e
governo são as organizações que menos contribuem para o orçamento.
O segundo estudo teve como objetivo compreender as motivações que levam os
patrocinadores das cinco modalidades mencionadas a apoiar os clubes. Os
resultados apontam que as razões que motivam as empresas a patrocinar os
clubes estão fortemente relacionadas com motivos externos, como o aumento
da visibilidade e da reputação da marca (motivos externos e oportunistas), bem
como com a Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Abstract (EN): 
The aim of this study is to analyze the sponsorship relationships between
organizations and men's clubs in the first senior division in Portugal, in the sports
of Handball, Basketball, Futsal, Roller Hockey and Volleyball. To this end, two
empirical studies were carried out.
The first study aimed to understand the clubs' senior budget, i.e. to identify how
and by which entities it is financed, adopting a club-centered perspective. The
main results indicate that corporate sponsorship plays a crucial role and is
fundamental to the survival of clubs. In addition, the study revealed that
municipalities and government are the organizations that contribute the least to
the budget.
The second study aimed to understand the motivations that lead sponsors of the
five sports mentioned to support clubs. The results show that the reasons that
motivate companies to sponsor clubs are strongly related to external motives,
such as increasing brand visibility and reputation (external and opportunistic
motives), as well as Corporate Social Responsibility (CSR).
Language: 
Portuguese