Resumo (PT):
A modernização do Sistema Educativo Português (SEP) enfrenta diversos desafios, como a falta de coragem
para implementar mudanças significativas, a necessidade de promover a criatividade ou, ainda, a influência
sociopolítica na ‘filtragem’ dos conteúdos e práticas, empregues nos ensinos básico e secundário (EBS).
Estes desafios resultam, muitas vezes, em dificuldades para (re)adaptar os currículos escolares às necessidades
dos jovens e às mudanças geográficas emergentes.
Neste contexto, poderemos comparar a padronização das mudanças com a esquematização dos desenvolvimentos
técnicos e tecnológicos que, ainda que a ritmos diferentes, marcaram a evolução das sociedades e
até geracional - as ‘ondas de inovação’ (entre as várias abordagens, destacamos as que surgiram na sequência
da teoria de Schumpeter, 1942).
É sobre esta proposta de reflexão que sugerimos um olhar sobre a evolução dos conteúdos dos manuais
escolares dos EBS, desde o início do século XX, procurando identificar o comprimento dos sucessivos ciclos
de mudança, para verificar qual a sua relação com as ‘ondas de inovação’ técnicas, tecnológicas e contextuais
que importam para a Geografia do futuro. Para isso, partiremos de uma base de dados, com os temas
dos manuais escolares adotados, em Portugal, para o período indicado, contando com mais de duas centenas
de exemplares (ainda em finalização).
Com este estudo, esperamos alcançar contributos fundamentais para a análise e aperfeiçoamento dos processos
de transposição didática, em Portugal.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific