Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal
Map of Premises
Principal
Publication

Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal

Title
Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2024
Authors
Soares, Laura
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Other information
Resumo (PT): A modernização do Sistema Educativo Português (SEP) enfrenta diversos desafios, como a falta de coragem para implementar mudanças significativas, a necessidade de promover a criatividade ou, ainda, a influência sociopolítica na ‘filtragem’ dos conteúdos e práticas, empregues nos ensinos básico e secundário (EBS). Estes desafios resultam, muitas vezes, em dificuldades para (re)adaptar os currículos escolares às necessidades dos jovens e às mudanças geográficas emergentes. Neste contexto, poderemos comparar a padronização das mudanças com a esquematização dos desenvolvimentos técnicos e tecnológicos que, ainda que a ritmos diferentes, marcaram a evolução das sociedades e até geracional - as ‘ondas de inovação’ (entre as várias abordagens, destacamos as que surgiram na sequência da teoria de Schumpeter, 1942). É sobre esta proposta de reflexão que sugerimos um olhar sobre a evolução dos conteúdos dos manuais escolares dos EBS, desde o início do século XX, procurando identificar o comprimento dos sucessivos ciclos de mudança, para verificar qual a sua relação com as ‘ondas de inovação’ técnicas, tecnológicas e contextuais que importam para a Geografia do futuro. Para isso, partiremos de uma base de dados, com os temas dos manuais escolares adotados, em Portugal, para o período indicado, contando com mais de duas centenas de exemplares (ainda em finalização). Com este estudo, esperamos alcançar contributos fundamentais para a análise e aperfeiçoamento dos processos de transposição didática, em Portugal.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Related Publications

Of the same authors

As teses de doutoramento em Geografia Física, em Portugal: uma perspetiva histórico-geográfica (2023)
Summary of Presentation in a National Conference
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
Teachers for what? - Inertia and emergence in portuguese basic education (2024)
Summary of Presentation in an International Conference
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura; Lemos, Paulo
Do científico ao escolar: arquiteturas e dinâmicas da transposição didática (2025)
Summary of Presentation in an International Conference
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
Análise comparativa dos modelos de transposição didática de Chevallard (1991) e Clément (2006) (2024)
Summary of Presentation in an International Conference
Lemos, Paulo; Soares, Laura; Pacheco, Elsa
O papel da geografia na perceção dos alunos sobre as alterações climáticas e 'riscos' associados (2025)
Chapter or Part of a Book
Ribeiro, Teresa; Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa

See all (8)

Of the same book

A (in)formalidade da investigação portuguesa em Didática da Geografia (2024)
Chapter or Part of a Book
Pacheco, Elsa ; Cámara, Ama Cristina
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-07-08 at 01:27:06 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal