Resumo (PT):
Nos últimos tempos, os anos letivos dos ensinos básico e secundário (EBS), em Portugal, iniciam-se com
sérios déficits de professores em alguns grupos de recrutamento, sendo que o de Geografia situa-se entre
os mais problemáticos.
Procurando mitigar esta questão, o Decreto-Lei N.º 112/2023, vem alterar o regime jurídico da habilitação
profissional para a docência na educação pré-escolar e nos EBS. Ora, se é verdade que o sistema responsável
pela formação de base dos docentes – suporte da oferta –, se deve adequar à dimensão da procura,
tal não deveria ocorrer a qualquer custo, seja através da minimização das práticas de supervisão ou da
sedução de jovens professores para um estágio, precariamente, remunerado.
É com este enquadramento que nos propomos: (1) analisar o equilíbrio entre a oferta e a procura de
professores do EBS de Geografia, demonstrando a sua previsibilidade a partir do contexto demográfico
português; (2) relacionar essa evolução com a alteração curricular da sua formação de base no ensino universitário; (3) equacionar soluções no quadro atual DL N.º112/2023.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific