Resumo (PT):
Neste artigo apresenta-se um estudo realizado pelo Laboratório de Física das Construções - LFC da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Abril de 1999, num pavilhão gimnodesportivo cujo revestimento de piso, à base de PVC, apresentava problemas de descolamento.
Para além dos sintomas patológicos observados, descrevem-se também as medições e sondagens realizadas com o objetivo de identificar as causas que estariam na oigem do problema, refere-se qual o diagnóstico elaborado e os pricipais fenómenos fisicos associados ao problema e, por fim, indicam-se os princípios de reparação que foram equacionados.
Após análise das patologias e das medições e sondagens realizadas, concluiu-se que o problema estaria relacionado com fenómenos de condensações internas na interface de colagem do revestimento de piso, condensações essas que levaram à degradação da cola utilizada.
Apesar da existência de uma folha polietileno na camada se suporte do pavimento, com o objetivo de funcionar como barreira à transferência de humidade, tanto na fase líquida como em fase de vapor, a sua eficácia não foi adequada. Tal como os restantes materiais e elementos construtivos, este tipo de componentes deve responder a uma multiplicidade de exigências funcionais, que devem ser devidamente compatibilizadas em função da diferentes solicitações a que são submetidos durante o seu período de vida.
PALAVRAS-CHAVE: Condensações internas, impermeabilização, barreiras pára-vapor
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10