Resumo (PT):
O Núcleo IS-UP do Museu da Pessoa foi criado
com o intuito de construir um arquivo digital de
dados qualitativos, embora também promova
exposições e debates nos contextos de pesquisa.
Sob a forma de depoimentos orais, são recolhidas
e divulgadas histórias de vida de uma diversidade
de atores sociais, espalhados pelo território nacional
e que enfrentam desigualdades ou vulnerabilidades
diversas. Com o interesse de aprofundar
os processos de estruturação das desigualdades
sociais e das suas inscrições individuais, este projeto
democratiza o acesso à memória e confere
visibilidade a grupos socialmente vulneráveis.
Partindo das experiências resultantes das três
principais iniciativas desenvolvidas no âmbito do
Núcleo IS-UP do Museu da Pessoa, desenvolve-se
uma reflexão sobre os contributos dados por estas
iniciativas que, sendo enquadradas por um referencial
teórico-metodológico relativo ao uso das histórias
de vida na investigação sociológica e estando
inscritas em três diferentes contextos socioterritoriais
da região norte de Portugal, se debruçam
sobre diferentes problemáticas sociais e permitem
reflexões e análises sobre diversas formas de desigualdade
social. Defender-se-á que este modelo
permite, em simultâneo, conhecer, participar e
comunicar, unindo investigação fundamental com
transferência e coprodução de conhecimento.
Abstract (EN):
The Nucleus of the ‘Museu da Pessoa’ (People’s
Museum) was created to build a digital archive
of qualitative data, while also promoting exhibitions
and debates in research contexts. Through
oral testimonies, life stories are collected and disseminated
from a diversity of social actors across
the national territory, facing various inequalities or
vulnerabilities. With the aim of deepening the processes
of structuring social inequalities and their
individual inscriptions, this project democratises
access to memory and gives visibility to socially
vulnerable groups.
Based on the experiences from the three main
initiatives developed within the scope of the IS-UP
Nucleus of the ‘Museu da Pessoa’, a reflection is made
on the contributions of these initiatives. Framed by
a theoretical-methodological framework related to
the use of life stories in sociological research and
situated in three different socio-territorial contexts
in the northern region of Portugal, these initiatives
focus on different social issues. They allow reflections
and analyses on various forms of social inequality.
It is argued that this model enables simultaneous
knowledge acquisition, participation, and
communication, combining fundamental research
with the transfer and co-production of knowledge
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific