Resumo (PT):
Devido à crescente necessidade de uma variedade de competências especializadas na atuação
ser revistas para atualizar as práticas profissionais e informacionais dos gestores da informação, na
premissa que este pode assumir diversas profissões, desde as mais clássicas como o arquivista ou
bibliotecário, até às mais atuais como o gestor de conteúdos. Todos gerem informação e, nesse sentido,
assumir a designação de Gestor da Informação é algo que merece a nossa concordância. A reflexão
centrada na atualização dos códigos de ética assumiu ampla repercussão a nível internacional, pela ação
de diversas Associações Profissionais e da IFLA onde se identifica a integração de dilemas emergentes
nessa mesma discussão, passando pela definição das dimensões éticas e valores profissionais, pela
comparação dos diversos códigos existentes e pela análise das variadas modalidades de ensino da ética
nos cursos de Ciência da Informação.
Apresenta-se, assim, uma Proposta de Código Deontológico para os Gestores de Informação (GI). Este
foi o resultado de reflexões subscritas por alguns elementos de um grupo de trabalho designado Think
Tank da Ciência da Informação, criado em 2021, cujo 1.º tema de discussão foi: a proposta de reflexão
criado pela BAD, APDIS e INCITE. Esta proposta inclui princípios éticos como sejam: a igualdade e
direitos humanos; o bem da comunidade/benefício público; o conhecimento e a consequente preservação
e continuidade de acesso, bem como o direito a ser esquecido; a liberdade intelectual; a imparcialidade;
a confidencialidade e o direito à privacidade; as competências informacionais e de literacia. Estes
princípios assumem que o Gestor de Informação deve assegurar liberdades éticas e deontológicas. A
abordagem metodológica consistiu na revisão da literatura sobre a privacidade digital, a cidadania
digital, a ética da inteligência artificial e dos dados e o seu impacto na profissão de Informação &
Documentação.
Atendendo ao crescente uso de tecnologias, das quais a IA generativa é um exemplo, ainda se torna mais
premente as implicações da transformação digital nas competências exigidas e na dimensão ética que
deve ser reconsiderada. Assim, através da proposta de código deontológico apresentado, espera-se
contribuir para a promoção do debate e diálogo necessários entre docentes do ensino superior e
associações profissionais da área da Ciência da Informação, tanto a nível nacional como a nível
internacional
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific