Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali
Map of Premises
Principal
Publication

Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali

Title
Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2023
Authors
Imbernon, RAL
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Mansur, KL
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Gonçalves, PW
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Carneiro, CDR
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Journal
The Journal is awaiting validation by the Administrative Services.
No. 16
Other information
Authenticus ID: P-00Z-6XF
Abstract (EN): <jats:p>Introdução. Este texto se propõe a estimular uma reflexão sobre o ensino de Geologia na educação básica, com base em contribuição seminal do autor Conrado Paschoale, intitulada ¿Alice no país da Geologia e o que ela encontrou lá¿. Objetivo. Pretende-se estimular reflexões sobre a condição de um professor que jamais pôde ¿fazer¿ Geologia, mas que é obrigado a desenvolver tais conteúdos em classe. Metodologia. Partindo da proposta de ¿Alice¿, vemos uma Alice / um Professor que nada encontra, ao adentrar o mundo da Geologia, pois lhe falta conhecimento geocientífico para compreender e, portanto, também ensinar. Resultados. A formação deficiente do professor gera problemas em cascata, sobretudo em uma época na qual novas descobertas das Geociências demandam rápida atualização docente. Colocado diante de representações e modelos simplistas, o professor precisa desenvolver alto nível de abstração conceitual ¿ como a concepção de Tempo Geológico, dentre tantas outras ¿ para compreender como funciona o planeta Terra. Conclusão. Agregar os novos conhecimentos e relacioná-los aos conhecimentos anteriores parece ser uma boa forma de interromper um círculo vicioso no qual a má qualidade de ensino se deve à formação deficiente do professor.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same journal

Visão holística do sistema terra para o desenvolvimento sustentável (2021)
Article in International Scientific Journal
Lima, DMCHd; Antunes, SC
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) (2020)
Article in International Scientific Journal
Clara Vasconcelos; Rosely Imbernon
A modelação aplicada à temática dos riscos naturais: O caso concreto de instituições de ensino superior em Portugal (2016)
Article in International Scientific Journal
Clara Vasconcelos; Sara Moutinho; Moura, R
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-20 at 09:29:09 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book