Resumo (PT):
Do espaço campestre a maioria dos habitantes de cidades ou áreas metropolitanas conhece
traços pouco precisos, que encontram em eventual ilustração de revista ou esporádico
programa de televisão. Assim sendo, vasta maioria das crianças e dos adolescentes
residentes em áreas urbanas acusa reduzido, ou, mesmo, nulo contacto com o espaço
natural, bravio ou cultivado. Cabe sobretudo aos profissionais de educação, em parcial ou,
até, total substituição dos elementos parentais, a tarefa de preencher muitas dessas lacunas
experienciais. E não só as unidades curriculares orientadas para o estudo do meio físico,
também outras disciplinas escolares se revelam precioso contributo para tal objetivo. Na
literatura, o modo narrativo tem o privilégio, pelas suas potencialidades descritivas; mas o
texto lírico não lhe fica atrás, pela sua polissemia, densidade e estratificação. Tomando o
poema Frutos, de Eugénio de Andrade, em perspetiva pedagógico-didática, procurarei
evidenciar como a Poesia de receção adulta pode franquear, também a leitores / ouvintes
infantis e adolescentes, insuspeitados universos de beleza, fomentando, por rotas de
desvendamento e fruição, modos de cidadania responsável em mundo de vinculação global
e comprometida sustentabilidade.
Abstract (EN):
Most inhabitants of cities or metropolitan areas know little precise traces, from the
countryside, which they find in eventual magazine illustration or sporadic television
program. The vast majority of children and teenagers living in urban areas have little or
even no contact with Nature. Teachers have frequently the task, in part or even total
replacement of parents, of filling in many of these existential gaps. And not only the
subjects about the environment, other school subjects can contribute to this aim. In
literature, narrative has privilege, due to its descriptive potential; but the lyrical text is not
far behind, due to its polysemy, density and stratification. Taking the poem Frutos, by
Eugénio de Andrade, from a pedagogical-didactic perspective, I will try to show how
Poetry written for an adult public can open up to children and teenagers, unsuspected universes of beauty, promoting, modes of responsible citizenship in a world of global
connection and commitment to sustainability.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific