Resumo (PT):
O objetivo do presente trabalho é a avaliação da influência assumida pela interação ponte-comboio na segurança de pontes de pequeno vão situadas em linhas de alta velocidade, considerando, de forma racional, as incertezas associadas tanto aos parâmetros do sistema estrutural, como aos parâmetros dos comboios.
A ponte ferroviária de Canelas, situada na Linha do Norte, perto de Estarreja foi selecionada como caso de estudo. Procedeu-se à identificação e caracterização das variáveis aleatórias relacionadas com a ponte, o comboio, a via e a interface roda-carril, definindo as distribuições que lhes estão associadas.
A segurança da ponte é verificada para os valores de acelerações registados no tabuleiro, que se trata do aspeto mais condicionante da resposta e coloca em causa a estabilidade da via afetando, consequentemente, a segurança de circulação.
Dedicou-se particular atenção à importância assumida pela consideração da interação ponte-comboio na resposta dinâmica, sendo para o efeito realizadas simulações com base em duas metodologias de análise distintas: o método das cargas móveis e o método de interação ponte-comboio.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific