Resumo (PT):
Face a uma concorrência cada vez mais agressiva, em mercados progressivamente mais exigentes e em
constante mutação, as empresas têm vindo a eleger a qualidade como um dos vectores estratégicos da
competitividade das empresas. Neste contexto, tornava-se particularmente interessante conhecer e identificar
as estratégias assumidas pelas empresas produtoras de moldes nacionais.
Assim, os objectivos deste trabalho centraram-se na caracterização deste sector, na óptica da Qualidade,
incidindo a análise sobre a região da Marinha Grande, que representa actualmente, aproximadamente, 60% do
total da indústria nacional. O estudo versou unicamente este núcleo de empresas porque a sua dimensão e a
proximidade geográfica, permitiram um maior contacto com a realidade destas organizações e o acesso a
entidades de apoio.
A metodologia utilizada neste estudo englobou duas fases distintas. A primeira envolveu a análise
qualitativa de um pequeno número de empresas, seleccionada por forma a conter alguma representatividade do
núcleo em estudo. Na segunda etapa procedeu-se à realização de inquéritos, de resposta maioritariamente
fechada, a todas as empresas pertencentes ao núcleo da Marinha Grande.
A informação recolhida através dos inquéritos, foi sujeita a um tratamento estatístico utilizando como
base a estatística univariada e multivariada, visando a obtenção de conclusões globais que possam ajudar as
empresas a tomar futuras decisões com um menor grau de incerteza e de risco, assim como, identificar
características e parâmetros que possam de alguma forma influenciar o sector numa perspectiva de melhoria e
gestão da Qualidade.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
12
License type: