Resumo (PT):
Na modernidade tardia, os movimentos artísticos/sociais – notadamente o ecofeminismo
– têm desempenhado papéis fundamentais no desvendamento e/ou desconstrução do
mundo. Por outro lado, a reelaboração de paradigmas e a necessidade de reestruturação
dos processos societais que abarquem o novo têm delegado às ciências sociais e sobretudo
à arte a responsabilidade de formular chaves de compreensão para os desafios que se têm
apresentado. Na cidade de Fortaleza, no Brasil, a fanzineira (eco)feminista Fernanda Meireles,
tem articulado perspectivas teóricas, mas também pragmáticas em prol da ressignificação
de espaços em novas territorialidades, fazendo surgir novos modos de se relacionar com
a cidade, enquadrando, na sua prática, conceitos como ecofeminismo, Antropoceno e
resistência, possibilitando, assim, a afirmação dos fanzines como um elemento de
expressão identitário, individual e coletivo.
Abstract (EN):
In late modernity, art/social movements – namely ecofeminism – have played key roles in
unravelling the world. On the other hand, the shift of paradigms and the need to remodel
societal processes to embrace the new have delegated to the social sciences, especially to
art, the responsibility of formulating keys to understanding the challenges that modernity
has presented. In the Brazilian city of Fortaleza, the (eco)feminist fanzinemaker Fernanda
Meireles has addressed theoretical but also pragmatic views in order to redefine spaces
in new territorialities, giving rise to new ways of relating to the city, framing, in her work
concepts such as ecofeminism, Anthropocene and resistance, thus enabling the affirmation
of fanzines as an element of individual and collective identity expression.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific