Subject:
Enologia
Resumo (PT):
Resumo
A qualidade da espuma é um dos primeiros parâmetros avaliados pelos consumidores de vinhos efervescentes para determinar a sua preferência. O teor em manoproteínas é um dos fatores que mais afeta a qualidade da espuma nos espumantes. No entanto, as manifestações do seu efeito surgem após a autólise das leveduras depois de 12 a 18 meses de estágio, incrementando o custo de produção deste tipo de vinho.
Neste trabalho testou-se a adição dos produtos manoproteicos comerciais Release Crispy e Release Round para mimetizar o vinho espumante num ambiente pós-autólise, com o objetivo de obter um espumante com características de espuma e organoléticas similares ao convencional, mas com um reduzido tempo de estágio.
Na análise à qualidade da espuma pelo método Mosalux verificou-se que ambos os produtos conduziram à produção de espumantes com valores de altura máxima de espuma (HM) e estabilidade da espuma (TS) superiores aos do espumante controlo, com apenas 3 meses de estágio. Nos tratamentos com R. Crispy os valores de HM variaram entre 17,5 e 20,4 cm e os de TS entre 70,6 e 89,2 s. Com o produto R. Round obtiveram-se valores entre 22,1 e 22,3 cm e entre 121,4 e 165,6 s, respetivamente para o HM e TS. Adicionalmente, para este último produto foi também verificada a existência de uma correlação positiva entre a concentração de manose e o parâmetro TS.
Palavras chave: Espuma, Produtos enológicos, Release Crispy, Release Round, Mosalux,
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Technical
No. of pages:
6
Publication fees:
0¤