Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais
Map of Premises
Principal
Publication

Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais

Title
Biofísica da respiração: uma proposta de abordagem com o uso de recursos educacionais digitais
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2021
Authors
Cruz, FAdO
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Machado, NA
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Carvalho, PS
(Author)
FCUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Journal
The Journal is awaiting validation by the Administrative Services.
Vol. 1929
Scientific classification
CORDIS: Physical sciences > Physics > Biophysics
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Authenticus ID: P-00Y-DJ7
Abstract (EN): <jats:p>Nas disciplinas de física destinadas a atender os cursos das áreas biológicas e da saúde no ensino superior duas realidades são encontradas, uma delas onde os conteúdos de física são pouco relacionados com os temas apresentados dentro da área de interesse do público ao qual se destina e a outra onde as disciplinas possuem uma estrutura que enfatiza a relação entre as áreas, ao discutir os princípios físicos que estão relacionados ao funcionamento de estruturas biológicas. A questão é que em ambas as situações não estão previstas ou planificadas, de forma acessível, aulas práticas que permitam a realização de atividades compatíveis com os conteúdos teóricos de biofísica, tornando-se improvável que elas ocorram de forma a dar conta das necessidades de aprendizagem dos estudantes inscritos nessas disciplinas. Deste modo é fundamental que existam materiais e recursos que contribuam com um papel mais ativo por parte dos estudantes para melhorar a aprendizagem, uma vez que a realidade atual é desfavorável para a compreensão adequada dos temas em biofísica. Assim, será apresentado aqui uma discussão das leis envolvidas nos processos respiratórios - Lei de Boyle, Lei de Henry, Lei de Graham ¿ ao propor uma sequência didática, com a utilização dos recursos educativos digitais (REDs), focados em três simulações, que visam apoiar a compreensão das relações matemáticas que descrevem alguns fenômenos físicos descritos e dois pequenos vídeos, que buscam conectar algumas informações pertinentes do que está sendo abordado.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Identifying colours in the absorption spectrum with an app (2024)
Article in International Scientific Journal
Machado, NA; Hahn, MD; Cruz, FADO; Carvalho, PS
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-21 at 15:49:12 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book