Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática
Map of Premises
Principal
Publication

KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática

Title
KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2020
Authors
Parreira, AL
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Carvalho, PS
(Author)
FCUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Journal
The Journal is awaiting validation by the Administrative Services.
Vol. 56
Pages: 98-109
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
CORDIS: Physical sciences > Physics
Other information
Authenticus ID: P-00W-3N8
Abstract (EN): <jats:p>Este artigo apresenta o processo de tradução para língua portuguesa e validação no Brasil do teste conceitual Kinematics Concept Test (KCT), produzido originalmente por investigadores da ETH Zurich. O teste se propõe avaliar a aprendizagem de conceitos de Cinemática, uma área que representa um dos maiores desafios para os professores que ensinam Física no Ensino Médio. As questões desse teste se estruturam sobre representações de tabelas de valores, imagens/desenhos e gráficos. Após traduzido e validado o conteúdo, sua validação de confiabilidade aconteceu com 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, que alcançaram resultados equivalentes aos dos estudantes suíços que participaram da validação da sua versão original. As técnicas empregadas no processo de validação, bem como seus resultados, apontam para um consistente grau de fiabilidade, mostrando assim que o KCT é uma ferramenta muito útil para os professores realizarem uma avaliação formativa com os seus alunos, bem como para projetos de pesquisas que requeiram avaliação do nível de conhecimento em Cinemática de estudantes de língua portuguesa.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Of the same scientific areas

1.ª e 2.ª Leis de Newton (2023)
Educational Publication
Carvalho, PS; Marcelo Dumas Hahn
Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; Priscilla Paci Araujo
Vlab-Fis AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros
Vlab-Fis: AL 3.2 – Capacidade térmica mássica (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros
Vlab-Fis AL 3.1 – Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico (2022)
Educational Publication
Carvalho, PS; Natália Alves Machado; João Nuno Alves; Pedro Barros

See all (61)

Of the same journal

Uma Abordagem do Movimento Relativo Através do Estudo do Movimento Parabólico com Uso do Tracker (2021)
Article in International Scientific Journal
Carvalho, PS; Santos, AM
UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA MOSTRAR A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR (2018)
Article in International Scientific Journal
Ferreira, VS; Carvalho, PS
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-16 at 14:03:55 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book