Resumo (PT):
O contacto do ser humano com a Poesia principia no berço, pela voz da mãe ou de figura
que a substitua, e continua na Fase de educação Pré-escolar, por ação dos educadores e,
eventualmente, dos elementos parentais, mas vai diminuindo, já no 1.º Ciclo, e, sobretudo,
nos ciclos subsequentes de escolaridade. Raros, na vivência doméstica das crianças,
adolescentes e jovens, e abordados, no espaço escolar quase sempre por imperativo
curricular, os textos poéticos suscitam desprazer, quando não aversão, em grande parte dos
professores e dos estudantes nas aulas de língua materna ou estrangeira. No ensino
universitário, e, mais especificamente, nos cursos de línguas e literaturas, são escassas as
unidades curriculares que privilegiam, nos seus programas, textos do modo lírico e
reduzido o número de estudantes que, por livre opção, nelas se inscrevem. Não que o ónus
se ancore exclusivamente na família e na escola. Tanto os elementos parentais como as
figuras educadoras são coadjuvados, se não orientados, por críticos literários, editores,
bibliotecários e livreiros, que igualmente desprivilegiam a divulgação de autores e obras
representativos da arte poética. E assim se tece, geração a geração, o alheamento
relativamente à Poesia: a maioria dos futuros pais e docentes transmitirão a seus filhos e
estudantes não gosto, muito menos paixão, antes desinteresse, quando não desagrado, pelo
texto lírico. Uns e outros erroneamente convictos de que a Poesia constitui reduto apenas
acessível a criadores demiúrgicos e a leitores ou ouvintes apetrechados de superior
sensibilidade estética e bagagem cultural. Daí a urgência de desmistificar, ou talvez melhor,
desendeusar a Poesia, evidenciando-lhe a corporeidade com que ela, humilde e generosa,
se franqueia a qualquer criatura humana que, em qualquer fase etária e de qualquer
condição económica e sociocultural, de disponibilize a, sem amarras de preconceito,
acolhê-la.
Abstract (EN):
The contact of the human being with poetry begins in the cradle, by the voice of his / her
mother, or of a person who substitute for her, and it continues in nursery school, through
the activities organized by the educators, but it decreases already in elementary school, and,
above all, in intermediate and high school. Rarely read at home and read at school often by
curricular imperative, poems arouse distaste, if not aversion, in most teachers and students,
even in mother tongue or foreign language courses. At university, particularly in language and literature courses, there are only few curricular units in which poetry has a prominent
position, and the number of students who, by free choice, enrol in them is quite small.
Family and school are not the only responsible ones for the lack of interest in poetry among
younger readers. In fact, there are many literary critics, editors, librarians, and booksellers,
who do not care enough for poets, and books of poetry. And so, the lack of interest in poetry
increases generation after generation: most children, teenagers, and young adults will, as
parents and teachers, transmit to their children, pupils, and students, not interest in, much
less passion for, but distaste for, or even fear of poetic texts. Both parents and teachers who
dislike reading poetry do mistakenly believe that poetry is a stronghold that is only
accessible to gifted writers and to readers, or listeners who have an exceptionally great
sensitivity to literature and an unusually privileged cultural background. Hence the
importance to demystify poetry, highlighting how each poem opens itself up to any human
creature who, at any age and from any economic and sociocultural background, is ready to
welcome it without prejudice.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific