Resumo (PT):
No capítulo inicial de Da escola sem sentido à escola dos sentidos, António Torrado reflete
sobre o primado da visão e a consequente desconvocação dos restantes órgãos sensoriais
na sociedade contemporânea, não apenas recordando que o progresso se traduz em contínua
estimulação ótica, mas também denunciando a conivência do sistema escolar, que estimula,
na educação pré-escolar e no primeiro ciclo de escolaridade, a captação multissensorial dos
aprendentes, mas submete os estudantes, em fases escolares subsequentes, a uma educação
predominantemente livresca, que lhes aperfeiçoa a perceção visual, mas os descapacita de
cabalmente apreciarem os estímulos auditivos, olfativos, gustativos e térmico-tácteis. E,
todavia, no texto linguístico se insculpem as virtualidades formativas dos cinco sentidos.
Porque o signo linguístico não estimula apenas a habilidade visual do recetor. Na
materialidade do significante, ou na imaterialidade do significado, a palavra, avulsa, ou em
sequência discursiva, convoca a apreensão multissensorial, possibilitando ao destinatário
da mensagem o encontro com formas e cores, odores e sons, texturas, termias e paladares.
Revela-se aqui sobremaneira pertinente o texto lírico, que, de feição condensada, restaura,
gera e correlaciona imagens sensoriais, para melhor insinuar a inexpressável essência do
ser. Partindo da argumentação crítico-cultural de António Torrado, mas também do
postulado de inteligências múltiplas desenvolvido por Howard Gardner, se reconhece o
inestimável, e insubstituível, contributo da poesia para o cabal desenvolvimento
multissensorial e, deste modo, para a formação holística do ser humano.
Abstract (EN):
In the first chapter of the book Da escola sem sentido à escola dos sentidos [From School
without Sense to School of the Senses] António Torrado reflects on the primacy of the sight
and the consequent negligence of the other physical senses in contemporary society. The
poet and playwright reminds the reader that progress means continuous visual stimulation,
and denounces the connivance of the school system, which encourages multisensory
experiences in preschool and in elementary school education, but subjects the learners in
subsequent grades to a predominantly bookish education, improving their visual
perception, without preparing them to appreciate auditory, olfactory, gustatory and tactile
stimuli. Yet, the formative potentialities of the five physical senses are evident in the linguistic text too, because the linguistic sign does not just stimulate the reader's visual
ability. In the materiality of the significant, or in the immateriality of the signifié, the word
or the sentence stimulates multisensory perception, allowing the reader / listener to enjoy
shapes and colours, smells and sounds, textures, and flavours. The poetic text plays an
important role, since it restores, generates and correlates sensorial images in a condensed
way, to better insinuate the inexpressible essence of being. Not only António Torrado’s
cultural-critical essay, but also Howard Gardner’s multiple intelligences theory are a useful
framework for reflecting on the role of literature as a source of multisensory experiences,
and for recognizing the invaluable contribution of poetry to the full multisensory
development and, thus, to the holistic formation of the human being.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific