Resumo (PT):
O uso de redes sociais está se tornando cada vez mais comum na comunicação política em todo o mundo. Aqui analisamos justamente como ocorre a utilização dessas redes como ferramentas do processo de comunicação política, tendo como foco o Congresso brasileiro. Destaca-se um estudo de caso para verificação do uso das redes em época de campanha e também de mandato; a análise dos prós e contras do uso das plataformas e o uso estratégico dessas ferramentas, numa sintonia entre os trabalhos desenvolvidos pelos agentes políticos nos universos online e off-line. O trabalho baseou-se em uma análise de conteúdo, bem como numa entrevista semiestruturada e um questionário estruturado. Assim, foi possível chegar à conclusão de que as redes constituem um canal indispensável para o meio político, seja na campanha ou no mandato
Abstract (EN):
The use of social media is becoming more and more common in political communication around the world. Here we analyze precisely how these networks are used as tools in political communication, focusing on the Brazilian Congress. This project is based on a case study and intends to verify the use of social networks during political campaigns as well as mandates; the analysis of the pros and cons of the strategic use of these tools, in line with the works developed by political agents in the online and offline universes.The work is based on a content analysis, a semi-structured interview, and a structured questionnaire. Thus, it was possible to conclude that networks are an indispensable channel for the political environment, whether in the campaign or office.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific