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O papel da investigação educacional nos cursos de formação inicial de professores

Title
O papel da investigação educacional nos cursos de formação inicial de professores
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2022
Authors
Santos, Paulo Jorge
(Author)
FLUP
Conference proceedings International
Other information
Resumo (PT): A centralidade da investigação em educação nos cursos que habilitam profissionalmente para a docência tem sido defendida por um número crescente de autores. Esta opção fundamenta-se em várias perspetivas, nomeadamente as de formar profissionais do ensino capazes de serem consumidores críticos de investigação sobre a sua área de atuação profissional e a necessidade de desenvolver atitudes e práticas investigativas da sua própria prática com o objetivo de a questionar e transformar, preferencialmente inseridas num esforço coletivo de mudança. Em Portugal, no âmbito do processo de Bolonha, a profissionalização docente exige, desde 2007, a aprovação num mestrado em ensino após a conclusão de um curso de primeiro ciclo na área da docência. Esta alteração veio reforçar a necessidade de alicerçar a prática de ensino supervisionada, que tem lugar no segundo ano do curso de mestrado, num enfoque investigativo, tornando premente a fundamentação teórica das intervenções educativas e a recolha de evidências do seu impacto nas aprendizagens dos alunos. Todavia, o processo através do qual tal objetivo pode ser alcançado não se encontrava inscrito na legislação inicialmente promulgada, podendo ser objeto de várias alternativas possíveis ao nível da oferta e organização curriculares. No âmbito desta comunicação descrevem-se as opções institucionais que foram adotadas nos cursos de mestrados em ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Elas passaram pela criação de uma unidade curricular específica comum aos diferentes mestrados no decurso da qual os estudantes, organizados em grupos, desenvolvem um projeto de investigação ao longo de um semestre. São analisadas as caraterísticas deste modelo e apresentada uma reflexão sobre o mesmo.
Abstract (EN): A growing number of studies have advocated the importance of research-based education in the degrees that qualify graduates professionally for teaching. This option is based on several perspectives, particularly the training of teachers as critical consumers of research in their area of professional activity. There is also a need to develop investigative attitudes and practices regarding their own professional performance, which they should question and adjust regularly, preferably within a collective effort for change. In Portugal, under the Bologna process, a Master's degree in teaching is required to teach professionally since 2007, after completing an undergraduate degree in the relevant area. This change has reinforced the need to anchor the practice of supervised teaching, which takes place in the second year of the Master's degree, adopting a research-based approach. Thus, the theoretical grounding of educational interventions is urgently required, as well as the need to collect evidence of their impact on student learning. However, the process through which this goal can be achieved was not included initially in the applicable legislation, and may be subject to several possible alternatives at the level of curriculum development and organisation. This paper describes the institutional options that have been adopted in the Master’s in teaching at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. These options include the creation of a core subject common to the different Master’s degrees in which students, organised into groups, develop a research project over the course of a semester. The characteristics of this model are analyzed and a reflection on it is presented.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
File name Description Size
incte_O papel da investigação_PJSantos 287.15 KB
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