Resumo (PT):
A centralidade da investigação em educação nos cursos que habilitam profissionalmente
para a docência tem sido defendida por um número crescente de autores. Esta opção
fundamenta-se em várias perspetivas, nomeadamente as de formar profissionais do ensino
capazes de serem consumidores críticos de investigação sobre a sua área de atuação
profissional e a necessidade de desenvolver atitudes e práticas investigativas da sua própria
prática com o objetivo de a questionar e transformar, preferencialmente inseridas num
esforço coletivo de mudança. Em Portugal, no âmbito do processo de Bolonha, a
profissionalização docente exige, desde 2007, a aprovação num mestrado em ensino após
a conclusão de um curso de primeiro ciclo na área da docência. Esta alteração veio reforçar
a necessidade de alicerçar a prática de ensino supervisionada, que tem lugar no segundo
ano do curso de mestrado, num enfoque investigativo, tornando premente a fundamentação
teórica das intervenções educativas e a recolha de evidências do seu impacto nas
aprendizagens dos alunos. Todavia, o processo através do qual tal objetivo pode ser
alcançado não se encontrava inscrito na legislação inicialmente promulgada, podendo ser
objeto de várias alternativas possíveis ao nível da oferta e organização curriculares. No
âmbito desta comunicação descrevem-se as opções institucionais que foram adotadas nos
cursos de mestrados em ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Elas
passaram pela criação de uma unidade curricular específica comum aos diferentes
mestrados no decurso da qual os estudantes, organizados em grupos, desenvolvem um
projeto de investigação ao longo de um semestre. São analisadas as caraterísticas deste
modelo e apresentada uma reflexão sobre o mesmo.
Abstract (EN):
A growing number of studies have advocated the importance of research-based education in
the degrees that qualify graduates professionally for teaching. This option is based on several
perspectives, particularly the training of teachers as critical consumers of research in their area
of professional activity. There is also a need to develop investigative attitudes and practices
regarding their own professional performance, which they should question and adjust
regularly, preferably within a collective effort for change. In Portugal, under the Bologna process, a Master's degree in teaching is required to teach professionally since 2007, after
completing an undergraduate degree in the relevant area. This change has reinforced the need
to anchor the practice of supervised teaching, which takes place in the second year of the
Master's degree, adopting a research-based approach. Thus, the theoretical grounding of
educational interventions is urgently required, as well as the need to collect evidence of their
impact on student learning. However, the process through which this goal can be achieved was
not included initially in the applicable legislation, and may be subject to several possible
alternatives at the level of curriculum development and organisation. This paper describes the
institutional options that have been adopted in the Master’s in teaching at the Faculty of Arts
and Humanities of the University of Porto. These options include the creation of a core subject
common to the different Master’s degrees in which students, organised into groups, develop a
research project over the course of a semester. The characteristics of this model are analyzed
and a reflection on it is presented.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific