Resumo (PT):
A compactação das misturas betuminosas é fundamental para o seu desempenho em serviço. Nesta
fase a mistura passa de um estado solto para um estado denso com capacidade de suportar as cargas
do tráfego. Diferentes tipos de compactadores, misturas e condições atmosféricas criam um
processo complexo. Neste trabalho são apresentadas duas metodologias distintas de estudo da
compactação de misturas betuminosas, com destaque para as conclusões alcançadas e as vantagens
e desvantagens de cada método.
A primeira metodologia consiste na realização de ensaios em contexto de obra, em grande escala,
com o objectivo de avaliar a influência de alguns parâmetros no grau de compactação final. A
análise estatística com modelos de regressão permitiu concluir que o tipo de camada, a temperatura
e o número de passagens são os elementos mais influentes. À reprodução fiel da obra no ensaio
contrapõem-se os custos elevados, a imprevisibilidade das condições atmosféricas e as dificuldades
de organização.
A segunda metodologia consiste na modelação numérica da compactação com uma ferramenta
numérica micromecânica, baseada no Método dos Elementos Discretos (MED). As misturas
betuminosas são simuladas a 2 dimensões considerando as várias fases presentes (agregados e
mastique betuminoso), as quais são representadas por partículas circulares rígidas que interagem
através de pontos de contactos deformáveis, com o software PFC2D. Actualmente a ferramenta não
está ainda acessível ao utilizador comum para a implementação com o objectivo de prever o
processo de compactação num caso real mas no futuro poderá permitir eliminar ou reduzir os custos
dos testes de caracterização em laboratório e validação em obra actualmente dispendidos.
Abstract (EN):
Asphalt mixtures compaction is very important for the materials performance. In this stage the
mixture, previously loose, become dense and able to support the traffic loads. The different kinds of
rollers, mixtures and weather conditions generate a complex phenomenon. This paper presents two
different methodologies for the asphalt compaction study, with focus on the conclusions and advantages/disadvantages of each method.
The first methodology is to carry out field tests, at large scale, with the purpose of evaluating the
influence of several parameters in the final compaction degree. The statistical analysis, with
regression models, clearly indicates that the type of layer, the temperature and the number of roller
passes are the most influent parameters. In opposition to the true construction work resemblance at
the test there are the high costs, the unpredictable weather conditions and the works organization.
The second methodology deals with compaction numerical modelling using a micromechanical
numerical tool based on the Distinct Element Method (DEM). Asphalt mixtures are modelled in two
dimensions, with separation of the different phases (aggregates and mastic), as an assemblage of
circular rigid particles that interact with each other at soft contact points based on DEM, using
Itasca-PFC2D software. At the moment the tool is not accessible to the common user for predicting
a specific compaction process but in the future it will be able to reduce or eliminate the present
costs with laboratory and field tests.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
15