Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares
Map of Premises
Principal
Publication

Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares

Title
Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares
Type
Book
Year
2022
Authors
Pereira, Vera Wannmacher
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scherer, Ana Paula Rigatti
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Gabriel, Rosângela
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Guaresi, Ronei
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Publisher
Other information
Resumo (PT): Este livro nasce do desejo de aproximar as pesquisas realizadas em âmbito acadêmico - por professores universitários e estudantes de mestrado e doutorado - das inquietações e dificuldades enfrentadas nas escolas - por professores, pais e estudantes - no que diz respeito ao aprendizado e ensino da leitura e da escrita. Em âmbito internacional, as contribuições interdisciplinares têm feito surgir uma zona de confluência denominada ciência da leitura, que coloca em diálogo pesquisas sobre o cérebro leitor, sobre os comportamentos conscientes e inconscientes de leitores aprendizes e de leitores experientes, e sobre como esses conhecimentos podem contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia da leitura amparada não em crenças e intuições, mas em conhecimento técnico sobre as bases que sustentam essas aprendizagens. Como afirma o cientista Roberto Lent, presidente da Rede Nacional Ciência para a Educação (http://cienciaparaeducacao.org), essa zona de confluência inaugura uma perspectiva de pesquisa translacional proativa, porque reúne conhecimentos da pesquisa básica, compreendendo os fenômenos por meio de métodos científicos, ao mesmo tempo em que se preocupa com a aplicação desses conhecimentos na inovação de estratégias educativas respaldadas na pesquisa, buscando contribuir com a sociedade de forma propositiva e não apenas reativa.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 607
ISBN: 978-65-00-43372-2
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Publications included
Chapter or Part of a Book
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro (Author) (FLUP)
Related Publications

Of the same editor

Ensino da compreensão leitora e da produção escrita: unidades linguísticas em interação com foco na frase (2023)
Book
Pereira, Vera Wannmacher; Barbeiro, Luís Filipe; Guaresi, Ronei; Forneck, Kári Lúcia
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-14 at 17:47:01 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book